13 cidades associadas ao Consórcio PCJ recebem certificado “Município Verde Azul – 2015”

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou no mês de fevereiro o ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul (PMVA) referente às ações realizadas pelas municipalidades em 2015. Dos 111 municípios que foram certificados, 13 são associados ao Consórcio PCJ. O melhor colocado foi Bragança Paulista, na sexta posição. Depois vieram: Campinas em 35ª, Jaguariúna em 36ª, Nova Odessa em 39ª, Vinhedo em 40ª, Itatiba em 51ª, Amparo em 52ª, Limeira em 59ª, Atibaia em 61ª, Piracicaba em 64ª, Santa Bárbara d’Oeste em 93ª, Hortolândia em 101ª e Holambra em 111ª.
O município de Bragança Paulista obteve 95,19 pontos, apenas 1,94 a menos que o primeiro colocado, que foi a cidade de Novo Horizonte. Em comparação ao ano de 2014, Bragança subiu 50 posições.

Durante a cerimônia de premiação foi concedido, também, o Prêmio Franco Montoro, para os melhores colocados no ranking por Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Bragança Paulista foi mais uma vez premiada, sendo o município escolhido para representar as Bacias PCJ (UGRHI 5).

O Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência na gestão ambiental. A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. As cidades que obtêm notas superiores a 80 recebem o certificado.

Para ranquear os municípios, o PMVA avalia ações efetuadas nas áreas de: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

O Consórcio PCJ, por meio do seu Programa de Apoio aos Associados, tem auxiliado os municípios em ações e inciativas que envolvam a gestão ambiental e de recursos hídricos, que consequentemente, vai ajudar no ranqueamento da municipalidade no PMVA. Para mais informações envie e-mail para agua@agua.org.br.

“Um dos grandes legados do Programa Município VerdeAzul é a capacidade que a iniciativa tem de mobilizar as secretarias e os municípios como um todo na execução de ações ambientais que melhorarão as cidades para um futuro mais sustentável, e o Consórcio PCJ está empenhado em auxiliar os associados em melhorar esses índices de forma contínua”, comenta a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges.

 

Bragança_VerdeAzul

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo