10º Fórum Mundial da Água promove novas soluções colaborativas para os desafios hídricos no mundo

O governo indonésio está abrindo novas perspectivas de cooperação com vários países para enfrentar os desafios globais de gestão hídrica. Essas etapas de cooperação fazem parte de uma série de iniciativas apresentadas no 10º Fórum Mundial da Água em Nusa Dua, Bali, de 18 a 25 de maio de 2024.

Endra S. Atmawidjaja, Assessor Especial do Ministro das Obras Públicas e Habitação (MPWH) para Tecnologia, Indústria e Meio Ambiente e Vice-Presidente do Secretariado I do Comitê Nacional de Organização do 10º Fórum Mundial da Água, afirmou que a Declaração Ministerial do 10º Fórum Mundial da Água sobre “Água para Prosperidade Compartilhada” é um passo significativo para a cooperação e colaboração na resolução dos desafios globais da água, particularmente na gestão dos recursos hídricos, que agora devem ser colocados em prática.

“O primeiro ponto diz respeito à gestão integrada de recursos hídricos para pequenas ilhas,” disse ele. “Levantamos essa importante questão na Bandung Spirit Water Summit, onde esses vários desafios podem ser resolvidos por meio da cooperação com outros países”, acrescentou.

“Em segundo lugar, a criação do Fundo Global para a Água mostra que não podemos resolver os problemas hídricos contando apenas com um país, mas promovendo a cooperação entre os países”, disse Endra em uma coletiva de imprensa intitulada “Compromisso da Danone Indonésia em Responder aos Desafios da Água” no Centro de Mídia, do Centro de Convenção Nusa Dua de Bali (BNDCC), na quinta-feira (23/5/24).

Além disso, o governo indonésio concordou em estabelecer um Centro de Excelência em Resiliência Hídrica e Climática para enfrentar os problemas de gestão da água devido às mudanças climáticas. Nesse contexto, a Indonésia se concentrará no fortalecimento da Cooperação Sul-Sul.

“Este Centro de Excelência é a resposta aos desafios climáticos que estamos enfrentando no mundo”, acrescentou.

A Indonésia também está defendendo a criação do Dia Mundial dos Lagos, motivada pela situação dos lagos no mundo, incluindo a Indonésia, que já está na categoria crítica. Este lago, que serve como reservatório de água, deve ser preservado para garantir a disponibilidade de água para todas as pessoas no mundo.

“A designação do Dia Mundial dos Lagos tornou-se uma questão em vários países porque os lagos, como reservatórios de água, são ecossistemas únicos que podem garantir a segurança hídrica. Queremos preservar os lagos de maneira mais sustentável,” disse Endra.

No 10º Fórum Mundial da Água, o governo indonésio não apenas realizou uma série de iniciativas em cooperação com outros países, mas também abriu portas para novos projetos ou cooperação com o setor privado para enfrentar os problemas hídricos no mundo. Isso ocorre porque a contribuição do setor privado desempenha um papel muito importante no apoio à acessibilidade e à disponibilidade de água potável adequada para a comunidade.

A Secretária-Geral Adjunta da Danone Indonésia, Vera Galuh Sugijanto, disse que sua empresa apoiará os programas do governo para enfrentar os desafios hídricos e acelerar a conquista de metas para a disponibilidade de água potável adequada e segura.

“A Danone Indonésia implementou a Política de Água da Danone, que se concentra em três pilares principais: a proteção dos recursos hídricos e do meio ambiente, a promoção do reuso da água nos sistemas de produção e o acesso à água limpa e ao saneamento por meio do programa WASH (Acesso à Água, Saneamento e Higiene),” disse ela.

O programa WASH é um programa de cooperação multissetorial que visa melhorar o acesso à água limpa em várias áreas que têm acesso limitado a água limpa. Até o momento, o programa WASH forneceu acesso à água limpa para mais de 500 mil pessoas.

Fonte: World Water Forum

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

5 de dezembro de 2024

É com profundo pesar que o Consórcio PCJ recebe a notícia do falecimento do Eng. Paulo Renato Paim, na manhã de 5 de dezembro de…

Pular para o conteúdo