10º Fórum Mundial da Água impulsionará as PMEs e o turismo na Indonésia

A realização do 10º Fórum Mundial da Água em Nusa Dua, Bali, de 18 a 25 de maio de 2024, representa uma grande oportunidade para a Indonésia como nação anfitriã. Além de simplesmente mostrar suas ofertas turísticas, a presença deste prestigioso fórum internacional da água está preparada para impulsionar as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) para o palco global.

Este sentimento foi compartilhado por Sandiaga Uno, Presidente do Setor V Feira e Expo do 10º Fórum Mundial da Água, e também Ministro do Turismo e Economia Criativa, em sua declaração na sexta-feira, 26 de abril de 2024.

O Ministério do Turismo e Economia Criativa cuidadosamente selecionou uma variedade de produtos da economia criativa e ofertas das MPMEs, especialmente as de Bali. “Isso inclui delícias culinárias, chás, cafés, tecidos tradicionais balineses (Endek) e uma variedade de artesanatos”, comentou Sandi.

A realização do 10º Fórum Mundial da Água apresenta uma oportunidade de ouro para a Indonésia mostrar seus pontos fortes, incluindo sua rica tapeçaria cultural e setor turístico, com Bali assumindo o centro do palco. Entre os destaques estará a cerimônia Melukat, ou Cerimônia de Purificação da Água Balinesa, uma tradicional e estimada tradição balinesa cheia de significado espiritual, com o conceito de Rahina Tumpek Uye e o Upacara Segara Kerthi.

O Ministério do Turismo e da Economia Criativa facilitará a participação dos delegados na cerimônia Melukat, uma experiência profundamente espiritual para o povo balinês. Funcionários do governo local também estarão ativamente envolvidos neste ritual tradicional.

“À medida que nos aproximamos do final da administração do Presidente Jokowi, pretendemos tornar este fórum um evento para ser lembrado. Estamos planejando vários eventos paralelos em múltiplos locais”, compartilhou Sandiaga.

Em colaboração com a Jejak.in, o Ministério do Turismo e da Economia Criativa oferecerá pacotes aos delegados que calculam suas emissões de carbono usando um calculador de pegada de carbono, incentivando-os a contribuir para a sustentabilidade ambiental por meio do plantio de manguezais e esforços de restauração de recifes de coral.

Além disso, o Ministério do Turismo e da Economia Criativa desempenhará um papel significativo no Pavilhão da Indonésia, exibindo conteúdo turístico através da realidade virtual (VR), promovendo pacotes de turismo de baixo carbono, organizando feiras e exposições, distribuindo suvenires e brindes da Indonésia, apresentando conteúdo e ativações do jogo “Lokapala”, e exibindo e comercializando produtos de alta qualidade de MSME por meio de uma seleção cuidadosamente elaborada.

“Portanto, oferecemos essas iniciativas como parte de nosso compromisso em apoiar este evento, atendendo tanto aos participantes quanto aos estimados chefes de estado e ministros que participarão do Fórum Mundial da Água” enfatizou Sandiaga.

Enquanto isso, Endra S. Atmawidjaja, Vice-Presidente do Secretariado do Comitê Organizador Nacional do 10º Fórum Mundial da Água e Assessor Sênior para Tecnologia, Indústria e Meio Ambiente do Ministério das Obras Públicas e Habitação, enfatizou que o 10º Fórum Mundial da Água apresenta uma oportunidade crucial para a Indonésia exercer uma influência significativa sobre as direções da política hídrica.

“Desde o início, a Indonésia tem consistentemente defendido que questões relacionadas à água sejam abordadas nos mais altos níveis do discurso internacional. Uma liderança forte e direcionamento político são essenciais,” enfatizou Endra em Jacarta.

A cerimônia Melukat dará início à série de eventos no 10º Fórum Mundial da Água. Além de participar deste ritual tradicional balinês, os convidados poderão saborear a culinária local, apreciar danças tradicionais e mergulhar na cultura indonésia durante o programa Noite Cultural (Despedida).

Como plataforma de promoção turística, assim que as atividades do 10º Fórum Mundial da Água chegarem ao fim, os participantes embarcarão em excursões para explorar os renomados destinos turísticos de Bali, incluindo o Museu da Água em Tabanan, os terraços de arroz de Jatiluwih listados pela UNESCO, o Lago Batur em Kintamani e a Vila Cultural em Ubud.

Fonte: World Water Forum

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo