10º Fórum Mundial da Água dá início a montagem das sessões do evento

Consórcio PCJ participou nessa quarta-feira (30) da primeira reunião do processo temático que irá formar o cronograma de debates do maior evento sobre água do mundo

Os organizadores do 10º Fórum Mundial da Água iniciaram nessa semana as reuniões com os grupos do processo temático para a organização dos temas e do cronograma do evento. Nessa quarta-feira, o Consórcio PCJ participou das discussões do Grupo 4 “Governança, Cooperação e Hidrodiplomacia”, no sub-grupo 4.C “Ampliação do Diálogo e Cooperação Inter-setorial”.

Durante a reunião, em formato online, o gerente de comunicação e sensibilização, Murilo Sant’Anna, sugeriu a inserção nos debates desse grupo temático de planos de contingenciamento para mitigação dos impactos das mudanças climáticas à gestão de recursos hídricos, com o envolvimento e participação de municípios, empresas e setor rural. Também, foram mencionados temas como: criação de leis internacionais para a Água, com o intuito de fomentar a paz hídrica mundial; criação de uma Big Data da Água, com dados e informações sobre recursos hídricos do planeta todo; e maior inclusão de comunidades indígenas nas discussões sobre gestão de recursos hídricos.

A próxima reunião será do Grupo 6 “Conhecimento e Inovação”, com a participação do Consórcio PCJ no subgrupo 6.E “Ampliação do acesso à Educação e Treinamento sobre água (incluindo hidrologia, hidrometeorologia, hidrogeologia) e novos conceitos, que ocorrerá na manhã do dia dois de setembro. A representante do Consórcio PCJ nesse grupo é a gerente técnica, Andréa Borges.

As reuniões servem para desenhar uma proposta de temas e números de sessões que cada grupo irá propor para compor o cronograma oficial do evento. Os grupos têm até a metade de setembro para finalizar o documento que será apresentado no 2º Kick-off meeting que acontecerá de 12 a 13 de outubro, em Bali, sede do próximo Fórum, em 2024.

O Consórcio PCJ ainda está presente dentro do Grupo 1 “Segurança Hídrica e Prosperidade”, no subgrupo 1.A “Gestão Eficiente da Demanda e Oferta”, aguardando o agendamento da reunião de debates.

O Consórcio PCJ irá promover no segundo semestre de 2023 webinários para engajar a comunidade de gestão de recursos hídricos do Brasil em contribuir e participar do 10º Fórum Mundial da Água. Detalhes serão apresentados em breve. Para ficar por dentro das notícias sobre o evento acesse www.agua.org.br.

Bali, Indonésia – Um Fórum para compartilhar prosperidade por meio da água

A Indonésia possui grandes desafios na área de gestão de recursos hídricos. O arquipélago possui metade da disponibilidade hídrica do Brasil e mais de 40 milhões de pessoas vivem sem acesso a fontes de água potável, devido a problemas de escassez e qualidade.

Os asiáticos esperam que a realização do 10º Fórum Mundial da Água permita a troca de experiências sobre novas tecnologias de tratamento e abastecimento. Durante a campanha por trazer o evento para a cidade indonésia de Bali, os organizadores destacaram que a gestão correta da água pode levar à prosperidade para todos, uma prosperidade compartilhada e este é o tema central da 10ª Edição do evento.

“A importância da água tem uma posição de destaque nas culturas humanas, percebemos que a água é essencial para a vida desde a antiguidade. Desde os consumos diários, purificações, conservações, cultivos e assim por diante. Inclusive, alguns povos veem a água como a própria vida e a fonte da imortalidade”, atenta os indonésios no site sobre o 10º Fórum Mundial da Água (https://worldwaterforum10.com).

A próxima edição do Fórum está sendo construído a partir do tema central “Água para Compartilhar Prosperidade”, com o Processo Temático subdividido em seis temas: 1) Segurança Hídrica e Prosperidade; 2) Água para a Humanidade e a Natureza; 3) Gerenciamento e Redução de Riscos de Desastres; 4) Governança, Cooperação e Hidro-Diplomacia; 5) Financiamento Sustentável da Água; e 6) Conhecimento e Inovação.

O Fórum está estruturado em 3 Processos (Político, Temático e Regional) e, desta vez, com maior destaque à participação dos jovens, por meio do Programa da Juventude. O próximo Kick-off Meeting de preparação para o 10º Fórum Mundial da Água acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro de 2023, em Bali.

Sobre o Conselho Mundial da Água

O Conselho Mundial da Água é uma plataforma internacional de multi-stakeholders. Foi criado em 1996 por iniciativa de especialistas em água de renome e organizações internacionais, em resposta a uma crescente preocupação às questões da água no mundo.

Sua missão é promover a conscientização, o compromisso político e ações críticas sobre a água em todos os níveis, incluindo o mais alto nível de tomada de decisão, para facilitar a eficiente conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso da água em todas as suas dimensões, numa base ambientalmente sustentável para o benefício de toda a vida na Terra.

Ao fornecer uma plataforma para incentivar debates e trocas de experiências, o Conselho pretende chegar a uma visão estratégica comum sobre gestão de recursos hídricos entre todas as partes interessadas da comunidade da água. No processo, o Conselho catalisa também iniciativas e atividades, cujos resultados convergem para seu principal evento: O Fórum Mundial da Água, realizado a cada três num país diferente.

O Consórcio PCJ é membro do Conselho Mundial da Água, desde 2009, tendo participado ativamente desde então dos Fóruns Mundiais da Água e das discussões internacionais sobre gestão de recursos hídricos.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo