A 10ª edição do Fórum Mundial da Água começou com uma Cerimônia Balinesa de Purificação da Água, chamada Segara Kerthi, com o tema “Cuidar da Água, Proteger Sarwa Prani”. A gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges e o Gerente de Comunicação e Sensibilização da entidade, Murilo Sant’Anna estiveram presentes na cerimônia que aconteceu sábado, 28/05, na Surf Beach, na área de Kura Kura Bali, em Bali, Indonésia.
O Ministro Coordenador de Assuntos Marítimos e Investimentos, Luhut, também Presidente do Comitê Organizador Nacional do 10º Fórum Mundial da Água, disse que a Cerimônia Balinesa de Purificação da Água foi um bom prelúdio para a abertura do 10º Fórum Mundial da Água, pois a água desempenha um papel importante nas cerimônias religiosas e muitas vezes é retirada de fontes específicas para ser usada em atividades de adoração.
“Para os balineses, a água é mais do que apenas um recurso, é parte da sua espiritualidade e cultura. E o mar não é apenas uma fonte de água, mas também o maior habitat para os seres vivos. Por isso, a cerimônia foi agendada no dia sagrado de Tumpek Uye, que é o dia certo para respeitar os animais”, acrescentou.
Ele também reconheceu o apoio e a cooperação de todas as partes interessadas, que contribuíram para o sucesso do 10º Fórum Mundial da Água. E disse que a coisa mais importante para o mundo perceber através deste evento é que todas as partes devem trabalhar juntas para alcançar o objetivo de água para a prosperidade compartilhada.
“Neste momento auspicioso, gostaria de expressar minha alta apreciação pelo apoio e cooperação de todas as partes, especialmente do Governo Provincial de Bali, da PT Bali Turtle Island Development, da Moya Indonesia e da Blue Water como setor privado apoiando este evento”, disse Luhut.
Enquanto isso, o Ministro Basuki Hadimuljono disse que as atividades do 10º Fórum Mundial da Água reuniriam as partes interessadas para discutir soluções para a gestão sustentável da água e espera-se que, até o final deste fórum, haja uma solução hídrica para o futuro global.
“O 10º Fórum Mundial da Água é uma vitória diplomática para a Indonésia no mundo internacional em termos de gestão hídrica”, disse ele. “É a primeira vez que uma cúpula (Conferência de Alto Nível) de chefes de estado é realizada dentro do âmbito do 10º Fórum Mundial da Água, o que significa que há resultados concretos para vários projetos que foram assinados”, disse Basuki.
A cerimônia Segara Kerthi é um ato louvável para nutrir e purificar o mar. Com o mar sendo uma fonte de água e também o maior habitat para os seres vivos, esta cerimônia foi realizada em um bom dia para glorificar os animais, nomeadamente Rahina Tumpek Uye.
Como é costume em Bali, apresentações artísticas são realizadas em todas as grandes cerimônias para enfatizar a importância do evento. Músicas e danças sagradas são executadas, como Gong Gede Gamelan, Máscara Penasar, dança Sanghyang Jaran acompanhada de Kecak, dança Sanghyang Dedari acompanhada de Kecak, dança Baris Cerkuak, dança Rejang Putri Maya e a dança da Máscara Sidakarya.
O número de participantes na Cerimônia Balinesa de Purificação da Água foi de 2.096, incluindo 612 participantes do fórum e 1.484 membros do público. Além disso, a delegação libertou 1.000 filhotes de tartaruga, 1.000 pássaros e 5 tartarugas.
O tema do 10º Fórum Mundial da Água é “Água para a Prosperidade Compartilhada” e inclui os seguintes subtemas: Segurança e Prosperidade Hídrica, Água para Humanos e Natureza, Redução e Gestão de Riscos de Desastres, Governança, Cooperação e Hidro-Diplomacia, Financiamento Sustentável da Água e Conhecimento e Inovação. (Ridho Syukra)
Fonte: https://worldwaterforum.org/