O Consórcio PCJ investe desde 1994 em ações de educação e sensibilização ambiental. Dentre estas ações, temos: o Projeto Gota D’água, bem como outras ações de capacitação por meio da Escola da Água.
Lançado em 2015, o Projeto Gota d’Água amplia as ações do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, reconhecendo e incentivando projetos do público não formal (com atuação fora do ambiente escolar). Já o Projeto Semana da Água, criado em 1994 para o público formal, persiste nos municípios e agora integra as iniciativas do Gota d’Água.
Secretarias Municipais de Educação; Diretorias Regionais de Ensino; Diretores, Professores e coordenadores de Escolas da Rede Pública de Ensino; Educadores; Alunos e Familiares. Técnicos dos Serviços Municipais de Água e Esgoto; Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Organizações Não Governamentais, Associações Civis e demais segmentos interessados.
Durante o ano, são realizados diversos cursos teóricos, oficinas práticas e visitas técnicas, visando capacitar os participantes para que possam atuar em suas localidades como agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.
10 de março: Abertura do Projeto Gota d’Água 2023, na FUMEP, em Piracicaba
14 de abril: Encontro virtual, com Tiago Georgette
05 de maio: Encontro presencial, no CESB, em Santa Bárbara d’Oeste
02 de junho: Encontro virtual, com Engajamundo
07 de julho: Encontro presencial, na Casa + Sustentável, em Americana
04 de agosto: Encontro virtual (Bate papo sobre o Prêmio Sua Gota faz a Diferença)
01 de setembro: Encontro presencial, em Vinhedo
06 de outubro: Encontro virtual (palestrante a confirmar)
10 de novembro: Seminário de Avaliação do Projeto e entrega do Prêmio Sua Gota faz a Diferença (local a confirmar)
O prêmio “Sua Gota Faz a Diferença”, promovido pelo Consórcio PCJ, reconhece a melhor iniciativa do ano no âmbito do Projeto Gota d’Água.
Inscreva-se abaixo
Clique e baixe os materiais da última edição
Objetivo
1. Envolver a comunidade para criação de cultura de conservação e reuso da água;
2. Trabalhar a realidade da bacia dos rios Jaguari e Camanducaia e PCJ;
3. Estimular o reuso da água e o aproveitamento de águas de chuva no contexto dos usos múltiplos, subsidiando a implementação de políticas públicas nos municípios;
4. Propiciar situações que possibilitem o envolvimento dos diferentes segmentos da sociedade; 5. Trazer visão holística e sistêmica da problemática dos recursos hídricos e envolver os participantes em atividades.
Público-alvo
Secretarias Municipais de Educação; Diretorias Regionais de Ensino; Diretores, Professores e coordenadores de Escolas da Rede Pública de Ensino; Educadores; Alunos e Familiares. Técnicos dos Serviços Municipais de Água e Esgoto; Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e segmentos interessados da comunidade.
Metodologia
O projeto foi desenvolvido através de um curso de formação de agentes multiplicadores, divididos em três regiões (alta, média e baixa) das bacias dos rios PCJ.
Resultado
Vídeo educativo “Incentivo às Políticas Públicas voltadas ao reuso da água e ao aproveitamento da água de chuva”.
Objetivo
Trabalhar com educadores e educandos de municípios localizados na sub-bacia do rio Piracicaba, os conceitos e formas de gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos, capacitando-os como agentes multiplicadores, com métodos teóricos, práticos, didáticos, dinâmicos e lúdicos.
O Projeto foi desenvolvido em 4 etapas
Primeira Etapa: Palestra de esclarecimentos e orientações (realizada dia 09/10/2009).
Segunda Etapa: Formação de Agentes Multiplicadores através de capacitações teóricas desenvolvidas de forma prática, dinâmica, interativa e lúdica e capacitações práticas (1º semestre de 2010).
Terceira Etapa: Desenvolvimento e multiplicação do projeto por parte dos Agentes Multiplicadores (participantes da segunda etapa), de forma teórica e prática (2º semestre de 2010).
Quarta Etapa: Seminário regional de avaliação do projeto e entrega dos certificados de participação, a todos os envolvidos (16/03/2011).
Como resultado desse projeto, foram desenvolvidos diversos materiais didáticos, como apostilas, vídeos, jogos educativos “O Lamba na Gestão dos Recursos Hídricos” e “O Ciclo da Água”, entre outros materiais que foram disponibilizados a todos os municípios participantes.
Em 2010, o Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ desenvolveu o Projeto Semana da Água “De mãos dadas pela água”, cujo objetivo foi fortalecer a integração regional e a troca de experiências entre os municípios das Bacias PCJ.
Objetivo
Durante a semana da água no ano de 2011 apresentamos aos participantes livros importantes. Estes abordavam sobre conceitos de cidadania e boas práticas do uso da água de maneira inteligente.
O tema do Projeto de Educação Ambiental voltado à gestão dos recursos hídricos da Semana da Água de 2012 foi a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Três pilares essenciais foram abordados: econômico, social e ambiental.
Em busca de uma cultura regional voltada ao respeito e aos cuidados essenciais com a água, adotamos o tema: Sistema Cantareira: compartilhando desafios. Recurso hidrográfico fundamental para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo que naquele ano passava por um forte período de estiagem.
20 anos de existência marcavam a Semana da Água em 2014. Um fato importante que nos levou a escolher o seguinte tema: Reciclando o Saber nos 20 Anos da Semana da Água. Desde então buscamos incentivar os agentes locais de bacias hidrográficas organizarem estruturas e recursos financeiros para resolverem seus problemas ambientais.