Projeto Olhos da Serra: Conheça as instituições parceiras da iniciativa

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (PCJ)

Fundado em 1989, é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, que atua com independência técnica e financeira, composta por municípios e empresas, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência. A base do seu trabalho está na conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, no planejamento e fomento às ações de recuperação dos mananciais. A entidade arrecada e aplica recursos em programas ambientais. O poder de decisão cabe ao Conselho de Consorciados.

Saiba mais em: https://agua.org.br.

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS BAIRROS DE SANTA CLARA, VARGEM GRANDE, CAGUASSU E PAIOL VELHO (ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO JAPI)

Fundada em 1984, tem entre suas principais finalidades a preservação do patrimônio histórico, paisagístico e arquitetônico da região; organização dos instrumentos para efetiva proteção do meio ambiente; realização de campanhas educativas, cursos de uso e conservação do solo visando a perenidade das águas da região, de preservação do meio ambiente através da educação ambiental; colaboração ampla com os órgãos públicos servindo de interface entre a comunidade e a Administração Pública, visando alcançar e defender seus objetivos, entre outros propósitos. Participa ativamente de conselhos municipais e regionais como o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema); Conselho Gestor da Serra do Japi (CGSJ) e Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA).

Saiba mais em: https://ajapi.wordpress.com.

THE COCA-COLA FOUDATION

A Fundação Coca-Cola é o principal braço filantrópico internacional de Coca-Cola Company. Desde seu início em 1984, a Fundação já concedeu mais de US $ 1 bilhão em doações para apoiar iniciativas comunitárias sustentáveis em todo o mundo. A Fundação Coca-Cola é mais do que apenas filantropia corporativa, refere-se às atividades que as empresas iniciam voluntariamente com o objetivo de gerenciar seu impacto na sociedade em geral.

Saiba mais em: https://www.coca-colacompany.com/shared-future/coca-cola-foundation.

GLOBAL ENVIRONMENT & TECHNOLOGY FOUNDATION (GETF)

A Fundação Global de Meio Ambiente e Tecnologia opera como uma plataforma de lançamento de novas ideias, com potencial de serem incubadas e florescerem. Por meio de parcerias transversais e redes multissetoriais, atua para melhorar as comunidades por meio do acesso à água, saneamento e higiene, fortalecimento dos sistemas de saúde, empreendedorismo, empoderamento das mulheres, agricultura sustentável e resiliência climática. Suas abordagens resultam de mais de 30 anos de experiência intersetorial e internacional na promoção da inovação para fornecer soluções locais que criam impacto global. É líder no setor de água, apoiando parceiros corporativos e governamentais para criar e cumprir metas ambiciosas, particularmente em acesso a água potável, saneamento e higiene. Mobiliza recursos compartilhados para fortalecer os sistemas de água nas bacias hidrográficas e comunidades.

Saiba mais em: https://www.getf.org.

COCA-COLA BRASIL

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

Saiba mais em: https://www.cocacolabrasil.com.br.

COCA-COLA FEMSA BRASIL

Presente no Brasil desde 2003, escolheu o país para ser destaque de atuação e em comercialização das principais marcas de bebida, gerando valor econômico, social e de forma sustentável, sendo a maior engarrafadora nacional em volume de vendas, produzindo e distribuindo bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company. Operando dez fábricas, 43 centros de distribuição, 23 cross dockings e 21 cross trucks, atua nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de abastecer o Rio de Janeiro e parte de Goiás. Essa atuação representa 50% do território nacional, com cerca de 20.000 colaboradores e 89 milhões de consumidores. Para crescer através de um modelo de desenvolvimento sustentável, prioriza seus investimentos em iniciativas que garantem a preservação e manuseio correto de espaços e recursos naturais. A empresa conta com a dedicação do seu quadro de colaboradores, talentos locais e sua rede de parceiros que é guiada por seu compromisso em realizar e promover esforços conjuntos que possam contribuir para nossa ética e valores, através de ações socioambientais, impactando nossas comunidades, nossa gente e nosso planeta.

Saiba mais em: https://coca-cola-femsa.com.br.

PREFEITURA DE JUNDIAÍ

Localizada a pouco mais de 50 km da capital, Jundiaí é um dos municípios mais importantes do Estado de São Paulo. É uma das maiores cidades paulistas, sendo a 59° maior do Brasil, superando quatro capitais estaduais, tendo uma população atual estimada de 426.935 habitantes, segundo o IBGE. Possui diversos atrativos naturais, em especial em função de possuir em seu território grande parte da área da Serra do Japi, considerada patrimônio natural brasileiro e declarada pela UNESCO, em 1992, como Reserva da Biosfera, e que guarda em si, além de uma fauna e flora extremamente importante, rica e variada, a segunda maior diversidade de borboletas do planeta.

Saiba mais em: https://jundiai.sp.gov.br.

FUNDAÇÃO SERRA DO JAPI

A Fundação Serra do Japi foi criada pela Lei Municipal nº 8.382/2015, com alteração dada pela Lei Municipal nº 8.489/2015, e estatuto instituído pelo Decreto Municipal nº 25.740/2015. Seus objetivos estão relacionados a ações de preservação, proteção e conservação da Serra do Japi, fomentando e incentivando ações de pesquisa científica e educação ambiental especialmente na Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi. A Fundação Serra do Japi é constituída por uma Secretaria Executiva, por um Conselho Curador e por um Conselho Fiscal, que primam pelo bom desenvolvimento das atividades desenvolvidas pela autarquia municipal.

Saiba mais em: https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br

DAE JUNDIAÍ

A DAE Jundiaí é uma empresa de economia mista, que tem a Prefeitura de Jundiaí como sua principal acionista. Criada através da lei municipal nº 5.307/99, atende toda a área urbana e parte da área rural do município, com o fornecimento de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos (concessão à CSJ – Companhia Saneamento de Jundiaí), assim como o controle da ocupação do solo e proteção dos mananciais que fornecem água para o abastecimento. A empresa tem como missão alcançar a excelência na prestação de serviços, garantindo sua universalização e a satisfação da sociedade, revertendo os resultados em saneamento, proteção aos mananciais e ao meio ambiente.

Saiba mais em: https://daejundiai.com.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

22 de fevereiro de 2024

Por Mariane Leme • Assistente de Projetos do Consórcio PCJ  O saneamento básico é essencial para dispor de um ambiente favorável à saúde. Os tratamentos…

Pular para o conteúdo