Projeto MapBiomas mapeia situação da cobertura vegetal no Brasil

O Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil é uma iniciativa de uma rede colaborativa muti-institucional de universidades, empresas e ONGs com especialistas nos biomas, usos da terra, sensoriamento remoto e ciência da computação que realizou o mapeamento da cobertura vegetal no Brasil de 1985 até 2017.

Segundo dados apresentados pelo MapBiomas, o Brasil perdeu 71 milhões de hectares de vegetação nativa nos últimos 30 anos, equivalente às áreas dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo somadas.

Os dados mais atuais sobre o projeto MapBiomas foram apresentados no último dia 16 de agosto e oferecem uma visualização sobre como se deu a dinâmica dessas mudanças no País ano a ano. É também a primeira vez que se calcula a perda líquida de vegetação no País no período, somados todos os biomas. Todos os produtos do Projeto MapBiomas estão em constante evolução.

A plataforma permite aos usuários criarem um perfil de acesso no MapBiomas, pelo qual é possível elaborar e salvar mapas com os territórios de seu interesse e gerar um URL para incluir estes mapas em suas próprias páginas na internet. Este perfil de acesso também permitirá aos usuários se manterem atualizados sobre as novidades do MapBiomas.

As florestas e matas ciliares são importantes para o aumento da disponibilidade hídrica, já que protegem nascentes, margens de rios e permitem melhor infiltração da água de chuvas no solo, recarregando o lençol freático, além de serem fundamentais para a manutenção da diversidade da fauna e flora. O Consórcio PCJ já plantou mais de 4 milhões de mudas nativas em áreas de matas ciliares e nascentes nas Bacias PCJ, desde que o Programa de Proteção aos Mananciais foi criado, em 1991.

Sobre o MapBiomas

O Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil (MapBiomas) utiliza processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para gerar uma série histórica de mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil.

Todos os mapas e dados bem como os algoritmos e ferramentas desenvolvidos pelo projeto MapBiomas podem ser acessados gratuitamente na plataforma on line.

Para conhecer mais sobre projeto acesse: http://mapbiomas.org.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

22 de fevereiro de 2024

Por Mariane Leme • Assistente de Projetos do Consórcio PCJ  O saneamento básico é essencial para dispor de um ambiente favorável à saúde. Os tratamentos…

Pular para o conteúdo