DAEE vai licitar projetos básico e executivo do Sistema Adutor Regional PCJ até o final de 2021

O Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) informou na última reunião plenária do Consórcio PCJ, realizada em 29 de abril, que pretende licitar os projetos básico e executivo do Sistema Adutor Regional (SAR -PCJ) até o final desse ano. Esse sistema irá ampliar a capacidade de disponibilização de água das Barragens de Duas Pontes, no Rio Camanducaia, em Amparo, e de Pedreira, no Rio Jaguari, a mais municípios das Bacias PCJ que estejam além das sub-bacias dos rios nas quais os reservatórios serão implantados.

As informações foram repassadas pela analista ambiental e geógrafa, Flávia Pileggi, e o coordenador de planejamento e engenheiro Lucas Gonçalves, representando o DAEE e o Consórcio CPC Gerenciamento, além do engenheiro João Carlos de Oliveira da empresa DT Engenharia, todos envolvidos com as obras de viabilização dos reservatórios.

Flávia informou que o Sistema Adutor terá três ramais de distribuição de água, o que ela convencionou chamar de “tramos” e irão atender diferentes regiões das Bacias PCJ, ampliando o número de municípios que se beneficiarão da oferta de água dos dois reservatórios.

Naquela ocasião, os técnicos ainda atentaram que a barragem de Pedreira deve ficar pronta ao final de 2022 e o início de operação com o enchimento do reservatório previsto para o início de 2023, enquanto as obras do reservatório de Duas Pontes, em Amparo (SP), também seguem adiantadas.

Na reunião Plenária, o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira, Mário Botion, solicitou que a secretaria executiva da entidade providencie uma manifestação formal ao DAEE de sugestão de reuniões prévias para discutir o trajeto do Sistema Adutor.

O DAEE disponibilizou o Relatório Final dos estudos de viabilidade do SAR-PCJ que podem ser acessados pelo link: https://we.tl/t-5bI8zIZaCL

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo