Chamada de casos: Gestão empresarial de capital natural

É com grande satisfação que a iniciativa Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE) e o Projeto TEEB RL convidam, por meio desta chamada de casos, empresas e outras organizações a compartilharem seus casos de processos, práticas, sistemas e estratégias empresariais que gerem valor para a organização e preservação dos ecossistemas e o bem-estar das populações.

Esta chamada de casos tem o objetivo de identificar iniciativas de inserção do capital natural na gestão empresarial, reconhecer e evidenciar boas práticas empresariais no tema. Os casos selecionados serão descritos e publicados na P22ON e divulgados em evento de lançamento na FGV São Paulo, contribuindo para a troca de experiências, criação de uma rede de interessados no tema e impulsionando o tema no Brasil. Esta Chamada de Casos conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário.

No dia 30 de maio, às 10h, faremos um webinar informativo. Se inscreva para o webinar enviando um email para tese.gvces@fgv.br.

Leia o edital com atenção e inscreva sua iniciativa até dia 15 de junho de 2018!

Capital natural e os negócios

Os organismos vivos, ecossistemas e seus fluxos de benefícios – como água doce, florestas, oceanos, polinização – produzem valor para a sociedade e são chamados de capital natural. Toda empresa depende e gera impactos, direta ou indiretamente, do capital natural para seu funcionamento. O uso sustentável destes recursos tem se tornado crítico para o sucesso da maioria dos negócios. O Fórum Econômico Mundial lista, no Relatório de Riscos Globais 2018, a perda de biodiversidade e colapso dos ecossistemas entre os principais riscos para a economia mundial.

As empresas têm, portanto, buscado, cada vez mais, avaliar e gerir suas dependências e impactos nos ecossistemas e os riscos e oportunidades para suas operações. A gestão empresarial do capital natural pode ser entendida como os processos, práticas, sistemas e estratégias empresariais que geram valor para a organização e ao mesmo tempo garantem a preservação e/ou restauração dos ecossistemas e o bem-estar das populações que dele dependem.

Diferentes caminhos podem ser trilhados para o a inserção de forma sistêmica e estratégica do capital natural na gestão empresarial. Seja pela implementação de um sistema que integre indicadores relacionados ao capital natural, pela adoção de técnicas alternativas de produção, pelo aprimoramento de arranjos que contribuam para gestão mais adequada nos territórios ou nas cadeias de valor, pela conciliação das diferentes demandas e os usos múltiplos, pela vinculação do tema a metas, pela gestão de riscos ou nas oportunidades de transformar o modelo de negócios. A gestão do capital natural pode já estar presente na sua empresa, talvez não com esse nome. E é importante reconhece-la e compartilhar estas práticas para difundir o tema e inspirar empresas a integrar o capital natural na sua gestão.

Sobre a TeSE e o TEEB Regional Local

A TeSE é uma iniciativa empresarial do Centro de Estudos de Sustentabilidade (FGVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), criada em 2013 com o objetivo de desenvolver estratégias e ferramentas destinadas à gestão empresarial de impactos, dependências, riscos e oportunidades relacionados a serviços ecossistêmicos.

O Projeto TEEB R-L é uma realização do governo brasileiro, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e outros parceiros. O projeto é financiado pelo Ministério Federal Alemão do Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) através da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI), e implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O projeto busca promover a integração dos serviços ecossistêmicos (SE) em políticas públicas e na atuação empresarial tendo, dentre outras ações, o desenvolvimento de abordagens e a construção de métodos e ferramentas de ação. O projeto TEEB R – L está alinhado com a iniciativa internacional da Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (TEEB em sua sigla em inglês) ao destacar os benefícios que a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos promovem para a sociedade, bem como os crescentes custos advindos da perda ou degradação dos mesmos.

Desde 2014, a TeSE e o projeto TEEB R-L atuam em conjunto com objetivo de desenvolver, em processos de co-construção com empresas e outros parceiros, estratégias e ferramentas destinadas à gestão empresarial para a valoração de suas vulnerabilidades e impactos sobre o capital natural, assim como oportunidades relacionadas a serviços ecossistêmicos.

Fonte: http://tendenciasemse.com.br/chamada-de-casos-gestao-empresarial-de-capital-natural/?locale=pt-br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

22 de fevereiro de 2024

Por Mariane Leme • Assistente de Projetos do Consórcio PCJ  O saneamento básico é essencial para dispor de um ambiente favorável à saúde. Os tratamentos…

Pular para o conteúdo