BLOG

Fique por dentro do mundo do gerenciamento de recursos hídricos e das ações do Consórcio PCJ em prol da água.

Captain Charles Moore e as pesquisas sobre o impacto dos plásticos nos oceanos

07 outubro 2019



Charles Moore é fundador da Algalita Marine Research Foundation. Ele comanda a embarcação de pesquisa da fundação, a Alguita, documentando as grandes extensões de resíduos de plástico que agora contaminam nossos oceanos.

Uma competição de iates pelo Pacífico levou Charles Moore, um veterano do setor marítimo, a descobrir o que alguns consideram o maior “aterro” do mundo – na verdade, uma imensa quantidade de lixo plástico flutuante, duas vezes maior que o Estado do Texas, nos Estados Unidos.

Moore disse depois de sua viagem de volta: “havia tampas de xampu, garrafas de sabão, sacolas de plástico e boias de pesca até onde eu podia ver. Aqui estava no meio do oceano, e não havia nenhum lugar onde eu pudesse ir para evitar o plástico”.

Desde sua descoberta, Moore vem analisando o lixo gigante e seus efeitos desastrosos na vida oceânica. Através da Algalita Marine Research Foundation, ele espera aumentar a conscientização sobre o problema e encontrar formas de restringir seu crescimento. Ele agora está liderando várias expedições para amostrar fragmentos de plástico ao longo de milhares de quilômetros do Pacífico.

Recentemente, durante minha viagem de participação na Assembleia Geral da RIOB, em Marraquexe, no Marrocos, aproveitei para conhecer os trabalhos de Moore na gestão de resíduos.

Mais informações sobre as pesquisas da Algalita Marine Research Foundation, acesse: http://www.captain-charles-moore.org/ 

Benjamim Bill Vieira de Souza – Presidente do Consórcio PCJ e Prefeito de Nova Odessa (SP)





VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?