Captain Charles Moore e as pesquisas sobre o impacto dos plásticos nos oceanos

Charles Moore é fundador da Algalita Marine Research Foundation. Ele comanda a embarcação de pesquisa da fundação, a Alguita, documentando as grandes extensões de resíduos de plástico que agora contaminam nossos oceanos.

Uma competição de iates pelo Pacífico levou Charles Moore, um veterano do setor marítimo, a descobrir o que alguns consideram o maior “aterro” do mundo – na verdade, uma imensa quantidade de lixo plástico flutuante, duas vezes maior que o Estado do Texas, nos Estados Unidos.

Moore disse depois de sua viagem de volta: “havia tampas de xampu, garrafas de sabão, sacolas de plástico e boias de pesca até onde eu podia ver. Aqui estava no meio do oceano, e não havia nenhum lugar onde eu pudesse ir para evitar o plástico”.

Desde sua descoberta, Moore vem analisando o lixo gigante e seus efeitos desastrosos na vida oceânica. Através da Algalita Marine Research Foundation, ele espera aumentar a conscientização sobre o problema e encontrar formas de restringir seu crescimento. Ele agora está liderando várias expedições para amostrar fragmentos de plástico ao longo de milhares de quilômetros do Pacífico.

Recentemente, durante minha viagem de participação na Assembleia Geral da RIOB, em Marraquexe, no Marrocos, aproveitei para conhecer os trabalhos de Moore na gestão de resíduos.

Mais informações sobre as pesquisas da Algalita Marine Research Foundation, acesse: http://www.captain-charles-moore.org/ 

Benjamim Bill Vieira de Souza – Presidente do Consórcio PCJ e Prefeito de Nova Odessa (SP)

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

22 de fevereiro de 2024

Por Mariane Leme • Assistente de Projetos do Consórcio PCJ  O saneamento básico é essencial para dispor de um ambiente favorável à saúde. Os tratamentos…

Pular para o conteúdo