BLOG

Fique por dentro do mundo do gerenciamento de recursos hídricos e das ações do Consórcio PCJ em prol da água.

Alunas do Projeto Sustent’Arte se formam em Limeira

14 maio 2018



Vinte mulheres, moradoras da região do Parque Hipólito, em Limeira, receberam nesta segunda-feira, dia 07/05, em cerimônia realizada no Teatro Nair Bello, o certificado de participação do Projeto Sustent’Arte – Arte com resíduos. Realizado em parceria entre a BRK Ambiental, o SESI e o CEPROSOM, o projeto nasceu com a intenção de capacitar as alunas a produzirem peças com tecidos dos uniformes que já não são mais utilizados pelos funcionários da BRK.

Financiado pela Caixa Econômica Federal através do Projeto Técnico Socioambiental (PTSA) da BRK Ambiental, o projeto se iniciou em 2016 e teve duas fases.

A primeira fase, com cerca de 70 mulheres, começou a trabalhar o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais das alunas para selecionar aquelas que tivessem maior aptidão para participarem da fase de produção.

Na segunda e última fase, vinte mulheres foram selecionadas para darem continuidade ao trabalho. Juntas, elas desenvolveram três linhas de peças artesanais: home, utilitária e linha pet. Foram mais de 200 peças confeccionadas em um ano e quatro meses de projeto.

Com idade média de 40 anos, mulheres de diversos perfis econômicos e sociais participaram do projeto: professoras, aposentadas, donas de casas. Todas em busca de uma nova atividade, para desenvolvimento pessoal ou até mesmo de um trabalho que pudesse gerar uma renda extra.

“E agora eu estou colocando em prática [tudo que eu aprendi] e pretendo futuramente abrir uma empresa para mim”, relata a aluna Elizete Fernandes.

O projeto se encerrou com a certeza de que o objetivo foi atingido: atuar junto com a comunidade em ações que tem potencial de transformação social.

“O Sustent´Arte é um projeto que transforma resíduos, de forma criativa, em algo novo e comercialmente atrativo. Os uniformes que seriam descartados se tornam produtos com significado social e ambiental, além de desenvolver nas alunas o senso empreendedor e o potencial para geração de renda”, relata Karina Pereira, da área de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental.

Resid’Arte – Arte com Resíduos

Através do conhecimento que adquiriram no projeto as alunas se tornaram empreendedoras e criaram a marca “Resid’Arte – Arte com Resíduos” e atendem pelos seguintes pontos de vendas:

  • Rua Daniel Batista de Oliveira, nº 901 – Jardim Barão de Limeira;
  • Feira de Artes de Limeira – Praça Toledo de Barros – todos os sábados a partir das 9h;
  • Ou através do telefone 19 99124-3240.

Texto: Assessoria de comunicação da BRK Ambiental  





VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
Facebook Youtube Instagram Twitter
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados