Meta é ampliar os cursos disponíveis e propiciar maior capacitação de profissionais que trabalham na área
Após dois anos de existência e mais de dois mil alunos capacitados, a Escola da Água e Saneamento passa por sua primeira atualização com a nova plataforma digital para seus cursos de EAD (Ensino à Distância), tendo como objetivo ampliar o número de cursos ofertados e a capacidade de atendimento de mais inscritos. A iniciativa é uma realização do Consórcio PCJ, com apoio da Fundação Agência das Bacias PCJ e ARES PCJ. O lançamento da nova plataforma aconteceu no dia 29 de julho, com primeira aula inaugural com o arquiteto Paulo Trigo, especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que trouxe conceitos sobre arquitetura da felicidade e dicas sobre decoração norteados pela sustentabilidade. A Escola da Água pode ser acessada pelo link: https://escola.agua.org.br.
Nesse primeiro momento, estão disponíveis três cursos: Ecoturismo, Água e Cidades, e Resiliência aos Eventos Extremos. Todos os cursos possuem certificado de conclusão, que só fica disponível após a conclusão das aulas e módulos, além de responder um questionário final de avaliação.
Segundo a gerente técnica do Consórcio PCJ e uma das responsáveis pela Escola, Andréa Borges, a meta é capacitar os profissionais de saneamento e gestão de recursos hídricos para melhorar os serviços ofertados à população. “A Escola da Água nasceu da necessidade da melhora dos serviços relacionados de gestão hídrica e isso só será alcançado com capacitação e aumento da qualificação técnica dos profissionais da área”, atenta.
Os três cursos disponíveis são totalmente gratuitos e as 30 primeiras pessoas que concluírem ao menos um curso da Escola da Água e Saneamento terão acesso antecipado ao novíssimo curso EAD “Sustentabilidade na prática”, a ser lançado em setembro de 2021, além de receber, como brinde, um livro personalizado da Casa + Sustentável, pelo qual você é um personagem em quadrinhos dentro de uma história muito divertida. A iniciativa intitulada “Gincana do Conhecimento”, busca incentivar a capacitação da comunidade nas Bacias PCJ.
Aula inaugural abordou Arquitetura da Felicidade
O arquiteto Paulo Trigo abriu as portas da sua casa, construída com conceitos de sustentabilidade, para mostrar de forma prática como aplicar essa iniciativa nas nossas residências. A entrevista foi toda em ambiente online e marcou a primeira aula da Escola da Água e Saneamento sobre sustentabilidade, bem-estar e respeito ao meio ambiente.
Trigo abordou ainda sobre a arquitetura da felicidade. “Esse conceito trata basicamente de alguma autossuficiência em relação à água e energia, produção parcial de alimento, mas especialmente, sobre estar inserido na natureza e não esquecer que a função da arquitetura é abrigar”, ponderou.
O arquiteto explicou ainda que teve esse olhar mais atento com a sustentabilidade durante a sua graduação na faculdade e depois com sua pós-graduação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para colocar em prática todo seu conhecimento, abriu o escritório Teto Arquitetura Sustentável, onde promove projetos nessa área.
Os estudos de Trigo tiveram ligação com o passado do Consórcio PCJ. Na construção da Casa Modelo, que recentemente foi atualizada e renomeada como Casa + Sustentável, foram utilizados tijolos resultantes da escória siderúrgica, objeto de estudo da graduação de Trigo, que teve como orientador o professor e arquiteto Antônio Giocondo, o mesmo que ficou responsável pelo projeto da Casa. “O que me honra muito, quando fui conhecer pessoalmente a sede. Fui conhecer tardiamente um lugar que tem uma história tão visceral igual a minha” comentou.
A entrevista e aula inaugurou da Escola da Água e Saneamento pode ser conferida no canal do Consórcio PCJ no YouTube ou assistida abaixo: