Captain Charles Moore e as pesquisas sobre o impacto dos plásticos nos oceanos

Charles Moore é fundador da Algalita Marine Research Foundation. Ele comanda a embarcação de pesquisa da fundação, a Alguita, documentando as grandes extensões de resíduos de plástico que agora contaminam nossos oceanos.

Uma competição de iates pelo Pacífico levou Charles Moore, um veterano do setor marítimo, a descobrir o que alguns consideram o maior “aterro” do mundo – na verdade, uma imensa quantidade de lixo plástico flutuante, duas vezes maior que o Estado do Texas, nos Estados Unidos.

Moore disse depois de sua viagem de volta: “havia tampas de xampu, garrafas de sabão, sacolas de plástico e boias de pesca até onde eu podia ver. Aqui estava no meio do oceano, e não havia nenhum lugar onde eu pudesse ir para evitar o plástico”.

Desde sua descoberta, Moore vem analisando o lixo gigante e seus efeitos desastrosos na vida oceânica. Através da Algalita Marine Research Foundation, ele espera aumentar a conscientização sobre o problema e encontrar formas de restringir seu crescimento. Ele agora está liderando várias expedições para amostrar fragmentos de plástico ao longo de milhares de quilômetros do Pacífico.

Recentemente, durante minha viagem de participação na Assembleia Geral da RIOB, em Marraquexe, no Marrocos, aproveitei para conhecer os trabalhos de Moore na gestão de resíduos.

Mais informações sobre as pesquisas da Algalita Marine Research Foundation, acesse: http://www.captain-charles-moore.org/ 

Benjamim Bill Vieira de Souza – Presidente do Consórcio PCJ e Prefeito de Nova Odessa (SP)

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

24 de novembro de 2025

Por Aguinaldo Brito Júnior* Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2024, publicado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), cerca de…

19 de novembro de 2025

Por Francisco Lahóz* e Murilo Sant’Anna** A união das nações latinas para a troca de experiências exitosas de gestão dos recursos hídricos sempre foi um…

3 de novembro de 2025

Por Francisco Carlos Castro Lahóz* A Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP), reúne países anualmente para negociar e…

Pular para o conteúdo