Water Summit 2020: Abertura Solene destaca o papel dos municípios e organizações para cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O Consórcio PCJ promoveu nesta terça-feira, dia 08 de dezembro, a abertura oficial do “Water Summit 2020 – Reunião de Cúpula sobre a Água”. Iniciado às 14h, o evento foi mediado pelo jornalista e Gerente de Sensibilização e Comunicação do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, e contou com a participação de importantes autoridades do mundo de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento e meio ambiente. Nos debates, o importante papel dos municípios em atingir as metas da Agenda 2030 foi destacado.

Dando início à abertura solene, o prefeito de Nova Odessa e presidente do Consórcio PCJ, Benjamim Bill Vieira, ressaltou a importância do Water Summit como um evento essencial para a fomentação de um debate crítico e agregador à sociedade. “É um evento que abordará temáticas da água e meio ambiente com foco na Agenda 2030 da ONU e os benefícios destas práticas. Os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU não são de interesse apenas municipal ou nacional. São também de interesse internacional. É fundamental que todos trabalhem em direção ao cumprimento de cada um deles para um mundo melhor”.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, pontuou que os ODS estão diretamente ligados a Bacia PCJ. “Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU estão diretamente interligados com a vida e realidade das Bacias PCJ. Na realidade três objetivos sempre foram trabalhados dentro da nossa região, sendo eles: ODS 6 (Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos), ODS 13 (medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos) e ODS 15 (Uso sustentável dos ecossistemas). Esperamos que até 2030 a Bacia PCJ possa ser um modelo para outras regiões da implantação desses objetivos”, explicou Lahóz.

No que se refere aos trabalhos desenvolvidos na bacia quanto aos objetivos de desenvolvimento sustentável, o Diretor Presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, afirmou que muito tem sido feito. “O Plano de Bacias PCJ foi revisado recentemente e todas as 124 ações propostas estão relacionadas aos ODS. Os desafios a serem alcançados na região são grandes. Entretanto, os ODS são fundamentais para nos guiar na organização das ações que devem ser desenvolvidas não só aqui nas Bacias PCJ, mas no Brasil como um todo”, comentou.

Também presente na cerimônia de abertura, o Secretário Executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti, expôs em suas considerações que a qualidade dos recursos hídricos é algo bastante buscado pelos Comitês PCJ e que os ODS são fundamentais para alcançá-la. “Quando discutimos a missão dos Comitês PCJ colocamos a contribuição à melhoria da qualidade de vida das pessoas na área dos recursos hídricos. Isso é um fator importante que está em sintonia com os ODS propostos pela agenda 2030 e que aprimoram as ações na área de saneamento e preservação ambiental”.

O secretário Executivo da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Luiz Ricardo Santoro, atentou sobre o engajamento Governo paulista com os ODS. “A Secretaria e o Governo do Estado estão preocupados em atender os 17 objetivos e para isso as ações propostas seguem o modelo da Agenda 2030”, pontuou.

O Presidente da Rede Latino-americana de Organismos de Bacias, o mexicano Roberto Olivares, agradeceu o convite do Consórcio PCJ em participar do Summit e destacou a importância das mudanças climáticas no debate internacional e de levar os exemplos de gestão das Bacias PCJ para outras regiões da América Latina.

Segundo o prefeito municipal de Vinhedo (SP) e presidente da Ares-PCJ, Jaime Cruz, o alcance das metas propostas só será possível caso haja uma gestão responsável. “Os técnicos são fundamentais para auxiliar nessa área, mas os representantes públicos precisam assumir o compromisso com a gestão responsável dos recursos hídricos”, explicou Cruz.

O Diretor da Agência Nacional de Águas, Ricardo Andrade, também ressaltou a necessidade de parcerias para implementação efetiva dos ODS. “Nada será feito ou alcançado sem que sejam estabelecidas parcerias. São elas que irão possibilitar meios para implementar todos os 17 objetivos previstos”, atentou.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 e o acesso a água e ao saneamento

Após a realização da abertura solene do evento, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar a transmissão ao vivo da Palestra Magna inaugural dos debates do Water Summit 2020, que teve como tema “Como implementar o ODS 6 no Brasil, democratizando o acesso à água e ao saneamento” e foi ministrada pelo Ex-Relator Especial da ONU para os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento, Léo Heller.

Segundo Heller, o direito à água é assegurado à todos, mas muito ainda tem a ser feito para que todos tenham acesso a água em quantidade e qualidade. Ele explica que a desigualdade deve ser, sim, combatida. “A desigualdade precisa ser olhada com atenção e pode ser enfrentada com políticas públicas. Ao enxergar as desigualdades e procurar enfrentá-las pode-se dizer que o país ruma para uma evolução no sentido de melhorar e atender com prioridade as populações menos favorecidas”.

Heller ainda comentou em sua apresentação que muito trabalho ainda deve ser feito em prol de um serviço seguro de tratamento de água e esgoto à população para atender os objetivos da Agenda 2030. “Temos pela frente mais 10 anos para incluir àqueles que ainda não possuem acesso a serviço seguro de esgotamento sanitário. É um desafio”, afirmou.

Water Summit 2020

O Water Summit é uma iniciativa do Consórcio PCJ e tem o objetivo de capacitar e sensibilizar sobre a temática da água e os ODS da ONU. O evento é destinado a técnicos da área de meio ambiente, saneamento e recursos hídricos, gestores públicos e privados, universitários, educadores, representantes de serviços de abastecimento, membros de ONGs, Instituições governamentais, jornalistas e formadores de opinião.

Todos os eventos conforme forem sendo disponibilizados ficarão ativos em tempo integral na plataforma do Summit, durante os dias de sua realização, o que dará mais versatilidade aos inscritos para definirem o melhor horário para assisti-los e, assim, contar como presença para a emissão do certificado de participação.

Também nessa terça-feira, dia 08, foram liberadas as quatro entrevistas internacionais com importantes nomes da gestão da água: o Consul Geral de Israel, Alon Lavi; o secretário técnico da Rede Mediterrânica de Organismos de Bacias (REMOC) e consultor espanhol em gestão de recursos hídricos, Ramiro Martinez; o Presidente do Conselho da Bacia do Rio Bravo, no México, Ramón Morga; e o Presidente do Departamento de Engenharia do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (Portugal), José Saldanha Matos.

O Water Summit será realizado entre os dias 08 e 18 de dezembro. Mais informações e inscrições de participação podem ser obtidas no endereço eletrônico:
www.agua.org.br/eventosdigitais.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo