A equipe da secretaria executiva do Consórcio PCJ participou na última terça-feira, dia 24, da Assembleia Geral do CONIRPI (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí), do qual a entidade possui Termo de Cooperação Técnica, e em seguida visitou o Reservatório no Rio Capivari-Mirim, em Indaiatuba (SP), e a finalização das obras que transformarão a área em seu entorno num Parque Ecológico, configurando-se num espaço destinado ao lazer e ao estudo do meio para a população e grupos agendados.
As áreas de convívio com quiosques, academia para a terceira idade, fonte interativa, playground, deques de pesca, mirante, quadra de futebol society e de areia serão uma nova opção de lazer em família aos habitantes Indaiatubanos.
Nestas áreas os visitantes terão informações sobre o meio ambiente local, através de painéis educativos, com informações sobre fauna, flora, ictiofauna, piracema, conservação e agressões ao meio ambiente, mata ciliar, bacia hidrográfica do rio Capivari-Mirim e resíduos sólidos. Em cada painel haverá um Qr-Code e instruções para se acessar um espaço virtual com conteúdo multimídia sobre o conteúdo apresentado no parque, visando a conscientização para a questão da importância de preservar o meio ambiente.
Estiveram presentes à visita, pelo Consórcio PCJ, o secretário executivo, Francisco Lahóz, o coordenador de projetos, José Cezar Saad e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico, que foram acompanhados pelo prefeito de Indaiatuba e vice-presidente de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Nilson Gaspar, o prefeito de Salto, José Geraldo Garcia, a Superintendente Adjunta do SAAE e atual Superintendente do CONIRPI, Vanessa Kühl, entre outras autoridades.
A barragem do Rio Capivari-Mirim foi construída para armazenar 1,3 bilhão de litros de água. Ela ampliou a segurança hídrica para o abastecimento do município pelas próximas décadas. No entorno dela, o Parque do Mirim pretende somar a função de armazenar água, práticas de lazer e educação ambiental.
Barragem do Piraí
Antes da visita ao Reservatório Capivari-Mirim, a equipe do Consórcio PCJ ao lado dos prefeitos de Indaiatuba, de Salto e suas equipes técnicas, realizaram a Assembleia Geral sobre a aprovação das alterações do Projeto para a construção da Barragem no Ribeirão Piraí, na divisa de Salto e Itu, que agora se dará em duas etapas. A Barragem do Piraí será mais uma importante obra para sustentabilidade hídrica dos dois municípios envolvidos.