Monte Mor inaugura ETE “Natércio Machado Homem”

 

03/11/2010

O município associado ao Consórcio PCJ, Monte Mor, inaugurou no último dia 29 de outubro, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) “Natércio Machado Homem”, com a presença do governador de São Paulo, Alberto Goldman, da secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, do prefeito de Monte Mor, Rodrigo Maia Santos, e demais autoridades presentes.

A obra, construída pela Sabesp, é uma importante contribuição para o início da despoluição da bacia do Rio Capivari. A princípio, haverá a fase de testes e avaliação das estruturas e ajustes dos equipamentos, passando em seguida para a etapa de operação assistida. Até dezembro deste ano, a ETE de Monte Mor entrará em operação plena, beneficiando uma população de 43 mil habitantes.

A secretária de Saneamento e Energia , durante a cerimônia de entrega da ETE,  atentou que todos os municípios da bacia do Capivari estão com obras iniciadas ou inauguradas na área de saneamento, com a construção de ETE’s. Segundo Dilma, em toda região das bacias PCJ, existem 16 obras de sistema de tratamento de esgotos, através do projeto “Água Limpa” . Para ela, ações como essa são um compromisso com a saúde da população atual e com as gerações futuras.

“Tratamento de esgoto significa preservação dos nossos mananciais e sem água potável nós não vivemos bem, e não temos um desenvolvimento sustentável, que é um direito de todo cidadão”, pontuou Dilma.

O governador Goldman também chamou a atenção para a saúde pública e os investimentos que o Estado, através da Sabesp, tem realizado em saneamento básico. “Saneamento básico e saúde são irmãos. Sem ele não se tem saúde, acumula os hospitais, aumenta a mortalidade infantil, reduz a expectativa de vida das pessoas e pior, ainda, cria-se problemas para as cidades a jusante com poluição”, disse.

O prefeito de Monte Mor lembrou a importância da nova ETE para a região. “A cidade de Capivari será diretamente beneficiada porque ela está a jusante do rio Capivari, portanto, o esgoto gerado em Monte Mor não a poluirá mais”, comentou Maia.

A ETE “Natércio Machado Homem” tem capacidade de tratamento de quase 50% do efluente produzido no município e consumiu investimentos de mais de R$ 15 milhões em quatro grandes frentes de trabalho: 1) construção da estação de tratamento de esgotos; 2) Implantação de elevatórias de esgotos; 3) Implantação de coletores-tronco; 4) Implantação de emissários.

100% de esgoto tratado até 2014

Durante o evento de inauguração, foi assinado o protocolo de intenções entre a Sabesp e a Prefeitura de Monte Mor para a efetivação do contrato de programa que deverá reger o saneamento no município nos próximos 30 anos. Até 2014, a Sabesp pretende inserir a cidade no grupo dos municípios que têm 100% dos serviços atendidos.  

Também foi assinado a ordem de serviço para início das obras do novo sistema produtor de água e da ETE de Elias Fausto, município vizinho e operado pela Sabesp, com a previsão de investimentos na ordem de R$ 4,3 milhões.

O Consórcio PCJ, através do Programa de Saneamento, Racionalização e Combate às Perdas Hídricas, vem ao longo dos anos apoiando seus consorciados no aumento e melhoria da eficiência dos índices de tratamento de efluentes, que no ano de 1989 era de 3% nas bacias PCJ e em 2009 chegou a 50%.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

19 de novembro de 2025

Os ganhadores serão conhecidos durante o Seminário de Avaliação que acontecerá no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP) O…

18 de novembro de 2025

Categoria é voltada às Organizações não associadas ao Consórcio PCJ Os projetos “Gerenciamento de Recursos Sólidos”, da Hyundai Motor Brasil, “A Arte de Inovar com…

18 de novembro de 2025

Premiação acontece em 28 de novembro no Jardim Botânico Plantarum, espaço que os participantes poderão conhecer de forma gratuita O Seminário de avaliação do Projeto…

Pular para o conteúdo