Municípios, empresas e entidades podem se cadastrar para participar das audiências públicas sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira

Na próxima semana, acontecerá as duas audiências públicas que debaterão a proposta-guia sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira. Uma será no dia 13, no Instituto Agronômico de Campinas, e outra no dia 14, no Auditório do Edifício Cidade I, em São Paulo. Nesse sentido, a Agência Nacional de Águas (ANA) disponibilizou link para que representantes de municípios, empresas e entidades da sociedade civil das bacias envolvidas (Alto Tietê e PCJ) possam se cadastrar para participar com a possibilidade de realizar perguntas e fazer contribuições. O cadastro deve ser realizado no link: http://audienciapublica.ana.gov.br/te_audiencia.php?id_audiencia=38&inscricao=1 

 

O Consórcio PCJ já se cadastrou no site para poder participar com perguntas e sugestões. Até o momento, a entidade é a única cadastrada pelas Bacias PCJ para fazer contribuições, por isso, a necessidade de mais participação dos usuários de água e da comunidade da bacia.

O Presidente do Consórcio e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, enviou ofício a todos os consorciados em janeiro informando sobre a importância das audiências públicas e a necessidade de participação de representantes das Bacias PCJ.

A ANA pretende concretizar a renovação da outorga do Sistema Cantareira em 22 de março de 2014, durante as comemorações do Dia Mundial da Água, com a apresentação do novo documento de outorga, que passará a valer a partir de agosto de 2014, quando vencerá a atual outorga do Sistema.

O Consórcio PCJ realizou desde 2012 diversos eventos de esclarecimentos sobre o assunto e seus desafios. Foram promovidos três Talk-Shows, a Semana da Água 2013 teve como tema a Renovação da Outorga do Sistema Cantareira e tem debatido constantemente com os órgãos gestores alternativas sobre as atuais regras operativas do Cantareira.

Os debates sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira ocorrem em meio a mais grave crise hídrica vivida na sua história. Atualmente, os reservatórios operam em 20% e as chuvas esperadas para os meses de dezembro e janeiro aconteceram muito abaixo da média.

Os endereços para participar das audiências públicas podem ser obtidos no site www.comitepcj.sp.gov.br

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

31 de outubro de 2025

É com profundo pesar que o Consórcio PCJ recebe a notícia da passagem do Sr. Michele Consolmagno, grande ativista da gestão de recursos hídricos nas…

31 de outubro de 2025

Município de Joanópolis e a empresa Miracema-Nuodex de Campinas se juntam ao grupo de associados da entidade em prol da água da região hidrográfica A…

30 de outubro de 2025

Mesa de trabalho da 97ª Reunião Plenária do Consórcio PCJ, presidida pelo Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste (SP), Rafael Piovezan Presidente da entidade e prefeito…

Pular para o conteúdo