Evento realizado nessa semana em Dakar, Senegal, firmou compromissos para assegurar sucesso da Conferência, prevista para acontecer no final do ano
A Reunião Preparatória para a Conferência da Água da ONU 2026 terminou na última terça-feira (27) em Dakar, Senegal e identificou ações prioritárias a serem realizadas para avançar no acesso à água potável e saneamento básico. O evento teve o objetivo de fomentar a implementação do ODS 6 (Água Potável e Saneamento), foco da Conferência que acontecerá nos Emirados Árabes Unidos, de 2 a 4 de dezembro.
Foram realizadas contribuições de governos, organizações internacionais, instituições financeiras, setor privado, academia, sociedade civil, organizações de mulheres, jovens e povos indígenas, que juntos, lançaram as bases de um roteiro ambicioso e orientado em resultados para a Conferência.
Três pilares principais foram apontados como estratégicos para a Conferência. O primeiro é o desenvolvimento gradual de uma estrutura coerente e integrada para a água, cujos seis temas de diálogos interativos poderiam ajudar a construir uma ponte entre os compromissos políticos e sua implementação prática.
O segundo pilar são as frequências das Conferências da ONU sobre água, com a finalidade de colocar o tema no centro da agenda internacional além 2030 e fortalecer a coerência entre os processos multilaterais.
O último pilar está relacionado ao fortalecimento da coordenação, parceria e cooperação, a fim de mobilizar os cinco pontos principais para acelerar o ODS 6: financiamento; capacitação; ciência; inovação; e governança, garantindo a inclusão de mulheres, jovens e todos stakeholders.
Durante a Reunião, a ONU divulgou boletins com as principais informações e debates que estavam acontecendo e podem ser acessados no site oficial do evento.
RELEMBRE OS TEMAS DOS DIÁLOGOS INTERATIVOS
Os temas dos diálogos interativos que nortearão os debates na Conferência foram estabelecidos pelos stakeholders durante outra reunião preparatória entre 9 e 10 de julho de 2025 na sede da ONU, em Nova York:
- Água para as pessoas: Direitos humanos para água e saneamento, incluindo aqueles em situações de maior vulnerabilidade, para sociedades e economias saudáveis;
- Água para prosperidade: Valorização da água para comida e energia, avançando de forma integrada e sustentável no manejo do recurso, e eficiência no uso de águas residuais para o desenvolvimento econômico e social;
- Água para o planeta: Clima, biodiversidade, desertificação, meio ambiente, nascente para o mar, resiliência e redução do risco desastres;
- Água para cooperação: Cooperação internacional e transfronteiriça pela água, incluindo cooperação científica e governos inclusivos;
- Água em processos multilaterais: Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e iniciativas globais pela água;
- Investimentos para a água: Financiamento, tecnologia e inovação, e a fortalecimento de capacitações.
CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE ÁGUA 2026
A Conferência da ONU sobre Água de 2026 vai focar em ações para acelerar a implementação do ODS 6 até 2030. O evento reunirá governos, o sistema ONU, organismos intergovernamentais, organizações não governamentais (ONGs), organizações da sociedade civil (OSCs), povos indígenas e comunidades locais, o setor privado e outras partes interessadas em analisar os desafios para a realização do ODS 6, bem como oportunidades e formas para acelerar o progresso.
O ODS faz parte da Agenda 2030, um plano adotado pela ONU em 2015, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos.
O tema da conferência se justifica pelo progresso do ODS 6 até o momento, no qual apenas 57% da população mundial utiliza um serviço de saneamento gerido de forma segura, e 73% possuem acesso à água potável, segundo o Portal de Dados da ONU-Água. No Brasil, os números são de 50% e 87%, respectivamente.
Durante 2025, a ONU divulgou a lista dos stakeholders que já estão credenciados a participarem da Conferência em 2026 e o Consórcio PCJ está confirmado devido a sua participação na última edição, que aconteceu em 2023, na sede da ONU, em Nova York.
SOBRE A CONFERÊNCIA DA ÁGUA DA ONU
A Conferência da Água da ONU é um evento global que reúne líderes mundiais, organizações da sociedade civil, empresas e outras partes interessadas no cumprimento das metas internacionais relacionadas aos recursos hídricos, incluindo aquelas da Agenda 2030, em especial o ODS 6, mediante a troca de ideias e desenvolvimento de ações e iniciativas.
A primeira Conferência aconteceu em 1977, em Mar del Plata, Argentina, e marcou o primeiro encontro especializado para tratar os problemas da água. Quase 50 anos depois, a ONU realizou em Nova York a Conferência da Água de 2023, que destacou a necessidade urgente de ação global para garantir o acesso à água potável e saneamento básico para todos até 2030.
Foto: Divulgação/ONU