Interessados devem se inscrever até o dia 31 de janeiro via formulário online
O Programa de Engajamento da Juventude do 11º Fórum Mundial da Água está com as inscrições abertas para o Comitê Jovem da Água: iniciativa que coordena a participação e engajamento juvenil no Fórum. Os interessados devem se inscrever via formulário online até o dia 31 de janeiro.
Podem participar do Comitê as organizações lideradas por jovens ou que prestam serviços à juventude, desde que estejam relacionadas com recursos hídricos. Cada organização deve escolher apenas um jovem entre 18 e 35 anos para representá-la. O documento com todas as informações pode ser consultado clicando aqui.
O Comitê permite aos jovens uma oportunidade para contribuir com políticas globais e diálogos governamentais sobre a água; participar no 11º Fórum Mundial da Água; além de fomentar a inovação, sustentabilidade e colaboração entre diversas gerações.
O 11º Fórum Mundial da Água acontece na semana de 22 a 28 de março de 2027, na cidade de Riade, capital da Árabia Saudita. A juventude terá papel fundamental nos três principais processos do Fórum: Temático, Regional e Político.
Informações detalhadas sobre os processos podem ser conferidas no site oficial do Consórcio PCJ, quando houve a chamada para interessados em serem coordenadores dos grupos temáticos do evento.
SOBRE O FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA
Realizado desde 1997, a cada três anos, o Fórum Mundial da Água é o maior evento sobre o tema e reúne stakeholders de diversas partes do planeta. Ele é coorganizado pelo Conselho Mundial da Água e uma cidade anfitriã. Não se trata de uma conferência apenas: isso inclui a preparação de três anos entre uma edição e outra (fase de preparação), uma semana de evento (fase de realização do evento) e a apresentação dos resultados (fase síntese), com apoio contínuo dos membros do Conselho Mundial da Água.
O Fórum Mundial da Água conta com participantes de vários níveis e setores, incluindo políticos, instituições multilaterais, academia, sociedade civil e setor privado, entre outros. Ano após ano, o número de participantes cresce, passando de algumas centenas para milhares de pessoas, tanto da comunidade internacional, quanto do público local da cidade e país sede.
Já ocorreram 10 edições do Fórum: Marraquexe 1997 (Marrocos), Haia 2000 (Países Baixos), Kyoto 2003 (Japão), Cidade do México 2006 (México), Istambul 2009 (Turquia), Marselha 2012 (França), Daegu & Gyeongbuk 2015 (Coreia do Sul), Brasília 2018 (Brasil), Dacar 2022/23 (Senegal) e Bali 2024 (Indonésia).