Edição de 2025 contou com 179 projetos habilitados e trouxe categoria inédita “Beija-Flor pela Água”, que escolheu o vencedor por votação popular
O 9º Prêmio Ação pela Água bateu recorde histórico de inscrições em 2025, com 179 projetos habilitados, distribuídos entre as sete categorias principais da premiação, além da Categoria H “Beija-Flor pela Água”, que escolheu o vencedor entre todos os projetos finalistas por votação popular, iniciativa inédita no Prêmio. Os vencedores foram anunciados no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP), durante a cerimônia que reuniu representantes do poder público, da iniciativa privada, da sociedade civil e da imprensa.
O evento, reconhecido como o “Oscar da Água” das Bacias PCJ e consolidado como uma das principais iniciativas de reconhecimento às boas práticas em gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, já tem retorno confirmado para 2027, em sua 10ª edição.
Melhores momentos do 9º Prêmio Ação pela Água
Workshop Água Summit
Os 21 finalistas do 9º Prêmio, agraciados com o título de “Notórios da Água 2025”, apresentaram seus projetos no Workshop Água Summit, realizado no período da tarde do dia 28. Ao final das apresentações, o público presente pôde escolher, por meio de votação popular, o projeto que mais se destacou para ganhar o troféu “Beija-Flor pela Água”.
Revelação dos vencedores
A cerimônia do 9º Prêmio contou com a presença de mais de 400 convidados, entre finalistas, associados e autoridades, e foi conduzida por Pedro Leonardo e Tatiane Camargo, apresentadores do Mais Caminhos da EPTV/Globo.
Foram consagrados vencedores: Itupeva (Categoria A – Municípios Associados ao Consórcio PCJ); ArcelorMittal (Categoria B – Empresas Associadas ao Consórcio PCJ e Categoria H – Beija-Flor pela Água); Sanasa Campinas (Categoria C – Serviços Municipais de Saneamento ou Empresas do Setor); Instituto de Pesquisas Ambientais (Categoria D – Instituições de Ensino e Pesquisa); E.M. Dr. Paulo Koelle (Categoria E – Instituições de Educação Básica), EPTV Campinas (Categoria F – Comunicação nas Bacias PCJ) e LOA Produções Culturais (Categoria G – Organizações não associadas ao Consórcio PCJ). Os autores e coautores envolvidos nos projetos vencedores receberão certificados individualmente.
Consórcio PCJ reconhece os melhores projetos em edição histórica do Prêmio Ação Pela Água
ArcelorMittal é vencedora do Troféu Beija-Flor Pela Água
Caderno de Resumos
Durante a cerimônia do 9º Prêmio Ação pela Água, o Consórcio PCJ lançou o Caderno de Resumos do 9º Prêmio Ação pela Água, material que reúne uma síntese objetiva dos projetos habilitados a participarem do prêmio, oferecendo a gestores, educadores, pesquisadores e demais interessados inspiração e uma visão acessível das práticas e experiências desenvolvidas nas Bacias PCJ.
Sobre o Prêmio Ação pela Água
Promovido pelo Consórcio PCJ desde o ano 2000, o evento é considerado o “Oscar da Água” nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ) e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas na região por instituições públicas e privadas, visando recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos. O Prêmio é uma realização do Consórcio PCJ, com o patrocínio da ARES PCJ, e apoio institucional da: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP); Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro); Comitês PCJ; Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares); Laboratório de Apoio Multicritério à Decisão Orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental (LADSEA); Observatório das Águas (OGA); Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB); Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL); Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas); Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) Governo Federal e Unimed de Santa Bárbara d’Oeste e Americana.