Sistema Cantareira opera com 23,3% de volume útil, o menor patamar dos últimos cinco anos para o mês de outubro, e segue na “Faixa 4 – Restrição”
O Boletim Hidrológico com os dados de outubro de 2025, divulgado pelo Consórcio PCJ, aponta que as chuvas ficaram 3,4% abaixo da média histórica, totalizando 103,0 mm em comparação aos 106,6 mm esperados para o período. Apesar da proximidade com a média histórica, outubro foi o nono mês consecutivo com índices pluviométricos inferiores ao esperado. As vazões médias dos rios também permaneceram abaixo da média histórica, mantendo a tendência observada ao longo de todo o ano.
Entre os pontos pluviométricos monitorados, o maior índice mensal foi registrado no Rio Jaguari, em Jaguariúna, com 211,0 mm de chuva acumulada (128,3% acima da média). Já o menor volume foi observado no Rio Piracicaba, em Americana, que registrou apenas 41,8 mm no período (58,3% abaixo da média).
O Sistema Cantareira manteve tendência de queda no volume útil, que passou de 28,3% em setembro para 23,3% em outubro. As precipitações no período ficaram 14,1% abaixo da média esperada para o mês. Assim, a condição de operação do sistema a ser considerada para novembro continua na “Faixa 4 – Restrição” (20% ≤ Vol < 30%). O volume útil atual é o menor registrado para o período nos últimos cinco anos. Desde maio de 2024, a SABESP mantém ativas as operações de transposição de águas da bacia do Rio Paraíba do Sul (Igaratá) para os reservatórios do Sistema Cantareira (Atibainha), que em outubro registraram vazão média de 7,38 m³/s.
As previsões climáticas para o trimestre novembro-dezembro-janeiro (NDJ) indicam que as chances de ocorrência do fenômeno La Niña superaram 60%, superando as condições de neutralidade. A predominância da tendência de La Niña durante o período úmido tende a reduzir a incidência de chuvas.
O Consórcio PCJ reforça a importância do monitoramento contínuo das condições hidrológicas e climáticas, além da adoção de medidas que ampliem a capacidade de armazenamento e o uso racional da água.
Para mais detalhes, baixe o boletim na íntegra: