Categoria é voltada às instituições de ensino e pesquisa localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ
Os projetos “Reciclagem do lixo eletrônico”, do Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi), “EducaTrilha na Escola” do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e “Projeto Clara: uma gotinha d’água” da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), são os finalistas da Categoria D – Instituições de Ensino e Pesquisa localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ, do “9º Prêmio Ação pela Água – Segurança Hídrica é a nossa Meta Global: Juntos pelos ODS”. O grande vencedor será conhecido no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico Plantarum, durante a Cerimônia de Premiação.
Nesse mesmo dia, à tarde, acontecerá o Água Summit, um workshop entre os finalistas de todas as categorias, pelo qual o público presente irá eleger o trabalho que mais se destacou e, portanto, o ganhador do troféu “Beija-Flor pela Água”.
Conheça abaixo um pouco dos projetos finalistas da Categoria D:
Ceprovi – Reciclagem do lixo eletrônico:
A partir de uma proposta do Lions Clube de Vinhedo e da Recitek Gerenciamento de E-lixo ao Ceprovi, foi inserido na escola, em abril de 2025, um ecoponto para coleta e descarte correto de equipamentos eletrônicos inutilizáveis, como computadores, tablets, baterias, pilhas, entre outros.
O espaço é o único desse tipo no município. A iniciativa permite a conscientização da população sobre a importância da destinação correta dos resíduos eletrônicos e colabora para reduzir o descarte em locais inapropriados, que libera substâncias tóxicas ao meio ambiente e à água.
Em junho de 2023, a escola conseguiu o equivalente a R$ 2 mil reais a partir do volume de lixo eletrônico arrecadado, valor convertido em investimento na própria unidade, que oferece bolsas de estudos para estudantes de baixa renda.
Aldo Freddi Sobrinho, Presidente do Ceprovi, comentou sobre as expectativas de ser finalista do prêmio. “Nossa expectativa com essa honraria aprovada, é de engajarmos ainda mais a comunidade regional a atuarem conosco para aumentar a mobilização em outras esferas de impacto social, incentivando mais entidades a colaborarem com esse propósito de conscientização ambiental junto às crianças, adolescentes e jovens”.
O projeto atende aos ODS 3 (Saúde e bem-estar), 6 (Água Potável e Saneamento), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 12 (Consumo e produção responsáveis), 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
IPA – EducaTrilha na Escola:
O “EducaTrilha na Escola” é um programa de educação ambiental, realizado com escolas municipais, estaduais e particulares por meio de um processo formativo e um concurso de projetos educativos que incluem visitas à Estação Experimental de Tupi (EET). O prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica com professores e gestores das mesmas a uma área protegida do Estado de São Paulo.
O programa busca envolver diversos atores sociais na construção participativa de um programa de educação ambiental com escolas, fomentar processos críticos e participativos, além de se tornar referência para a construção de políticas públicas.
Entre 2023 e 2024 foram realizados 26 encontros formativos, 6 encontros de tutorias e 5 encontros extras com os professores. Também foram desenvolvidos projetos de educação ambiental em 43 escolas, sendo que cada uma delas realizou pelo menos uma visita com os estudantes à EET. Isso beneficiou mais de 20 mil estudantes, professores e outras pessoas da comunidade escolar.
“As expectativas para o evento do dia 28 de novembro são grandes. É muito bom poder compartilhar os resultados deste importante trabalho em equipe, que envolve cerca de 20 diferentes instituições e grupos, e busca contribuir para a sustentabilidade socioambiental”, destaca Maria Luísa Bonazzi Palmieri, Especialista Ambiental no IPA.
Durante os encontros, todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) são abordados, mas os principais são: 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 3 (Saúde e bem-estar), 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água potável e Saneamento), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 12 (Consumo e produção responsáveis), 13 (Ação contra a mudança global do clima), 14 (Vida na Água) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).
UNICAMP – Projeto Clara – uma gotinha d’água:
O “Projeto Clara: uma gotinha d’água” é composto por uma coleção de histórias infantis em formato de livro e focadas na água e educação ambiental. Os conteúdos são destinados ao público de 4 a 12 anos e atualmente conta com mais de 50 histórias escritas, seis ilustradas e publicadas.
A iniciativa demonstra a importância de levar conhecimento sobre a água de forma lúdica e inteligente às crianças, incentivando o comprometimento com o cuidado ambiental, para que se tornem protagonistas e agentes de mudanças.
Até o momento, foram realizadas dez oficinas de Contação de Histórias nos municípios de Piracicaba (SP), Campinas (SP), Mogi Mirim (SP), Cordeirópolis (SP), Rio Claro (SP), Limeira (SP) e Corumbataí (SP). Os eventos atingiram um total de 237 crianças nas Bacias PCJ, além de escolas que adquiriram os livros, totalizando 1500 alunos.
Luciana Cordeiro de Souza Fernandes, Professora na Unicamp e idealizadora do projeto, ressaltou o alcance da coleção e a importância do reconhecimento como finalista. “Este projeto atravessou as fronteiras das Bacias PCJ alcançando o Brasil e o mundo ao levar a mensagem do cuidado da água como melhor amiga. Estou feliz por figurar como finalista desta categoria e sinto que ‘Clara’ está cumprindo sua missão. O dia 28 de novembro representa também mais uma grande oportunidade para divulgar este projeto para todos os associados do Consórcio PCJ, demonstrar sua importância e, sobretudo, buscar apoios para os próximos passos”.
A coleção aborda principalmente a água e o ODS 6 (Água potável e Saneamento), mas a partir de suas histórias e cenários, perpassa pelos 17 ODS.
SOBRE O PRÊMIO AÇÃO PELA ÁGUA
Promovido pelo Consórcio PCJ desde o ano 2000, é considerado o Oscar da Água nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas nas Bacias PCJ por instituições públicas e privadas, no sentido de recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.
O Prêmio é uma realização do Consórcio PCJ, com o patrocínio da ARES- PCJ, e apoio institucional de: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP); Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro); Comitês PCJ; Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares); Laboratório de Apoio Multicritério à Decisão Orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental (LADSEA); Observatório das Águas (OGA); Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB); Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL); Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas); Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Governo Federal e Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana.
Na edição de 2025, o Prêmio busca chamar a atenção para a importância das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua conexão com o tema água e a segurança hídrica. A cada ano, o Consórcio PCJ trabalha uma temática que seja de importância para a gestão dos recursos hídricos, saneamento e meio ambiente.
O 9º Prêmio Ação pela Água – “Segurança Hídrica é nossa Meta Global: Juntos pelos ODS” bateu recorde de inscrições, com 179 projetos habilitados, mostrando a relevância da premiação para as Bacias PCJ, com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade às boas práticas de trato com a água.