ONU promove segunda consulta de stakeholders para estruturação da Conferência da Água 2026

Interessados devem enviar suas contribuições até o dia 17 de outubro

A Organização das Nações Unidas (ONU) está promovendo a segunda consulta global de stakeholders para a Conferência da Água 2026. Os interessados devem enviar suas contribuições sobre os documentos conceituais dos diálogos interativos via formulário online (clique aqui para acessar), até o dia 17 de outubro. A consulta online promove o engajamento amplo e participativo dos stakeholders na Conferência.

Os stakeholders são solicitados a fornecer comentários, sugestões e contribuições nos documentos conceituais dos seis diálogos interativos, escolhidos durante reunião em julho. As contribuições podem incluir dados relevantes e atualizados, análises e boas práticas relacionadas ao avanço na implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS) e suas metas.

As respostas recebidas serão compartilhadas no site oficial da Conferência (clique aqui para acessar), além de um relatório, incluindo os resultados da consulta e as principais contribuições, que será preparado pelo Departamento das Nações Unidas para os Assuntos Econômicos e Sociais (UN DESA).

Segundo a UN DESA, o resumo deve estar disponível em fevereiro de 2026.

PRIMEIRA CONSULTA ACONTECEU ENTRE MARÇO E ABRIL

A primeira consulta de stakeholders para a Conferência da Água da ONU 2026 aconteceu entre 11 de março e 11 de abril, e foram recebidas 2000 contribuições de 487 organizações ao redor de 87 países. Os participantes foram solicitados a indicar quais temas da Conferência de 2023 permanecem relevantes e devem ser incluídos no evento de 2026. O mais votado foi “Água para o Clima, Resiliência e Meio Ambiente”.

O relatório da primeira consulta pode ser acessado aqui.

TEMAS PARA A CONFERÊNCIA 2026 FORAM DEFINIDOS EM JULHO

Os temas dos diálogos interativos que nortearão os debates na Conferência do próximo ano foram estabelecidos pelos stakeholders durante reunião preparatória na sede da ONU, em Nova York, entre os dias 9 e 10 de julho.

Através de contribuições formais e informais dos Estados-Membros e em consultas com vários stakeholders realizadas entre março e abril, as temáticas escolhidas foram:

  • Água para as pessoas: Direitos humanos para água e saneamento, incluindo aqueles em situações de maior vulnerabilidade, para sociedades e economias saudáveis;
  • Água para prosperidade: Valorização da água para comida e energia, avançando de forma integrada e sustentável no manejo do recurso, e eficiência no uso de águas residuais para o desenvolvimento econômico e social;
  • Água para o planeta: Clima, biodiversidade, desertificação, meio ambiente, nascente para o mar, resiliência e redução do risco desastres;
  • Água para cooperação: Cooperação internacional e transfronteiriça pela água, incluindo cooperação científica e governos inclusivos;
  • Água em processos multilaterais: Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e iniciativas globais pela água;
  • Investimentos para a água: Financiamento, tecnologia e inovação, e a fortalecimento de capacitações.

CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE ÁGUA 2026

A Conferência da ONU sobre Água de 2026 vai focar em ações para acelerar a implementação do sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, cujo objetivo é assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. O evento será realizado nos Emirados Árabes Unidos, em coorganização com Senegal, de 2 a 4 de dezembro de 2026.

O evento reunirá governos, o sistema ONU, organismos intergovernamentais, organizações não governamentais (ONGs), organizações da sociedade civil (OSCs), povos indígenas e comunidades locais, o setor privado e outras partes interessadas em analisar os desafios para a realização do ODS 6, bem como oportunidades e formas para acelerar o progresso. O ODS faz parte da Agenda 2030, um plano adotado pela ONU em 2015, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. 

O tema da conferência se justifica pelo progresso do ODS 6 até o momento, no qual apenas 57% da população mundial utiliza um serviço de saneamento gerido de forma segura, e 73% possui acesso à água potável, segundo o Portal de Dados da ONU-Água. No Brasil, os números são de 50% e 87%, respectivamente.

O CONSÓRCIO PCJ NA CONFERÊNCIA SOBRE ÁGUA

A ONU divulgou uma lista de todas as partes interessadas que já estão credenciadas a participarem da Conferência em 2026 e o Consórcio PCJ está confirmado por ter sido habilitado na última edição, que aconteceu em 2023, na sede da ONU, em Nova York. Na ocasião, a entidade foi representada pelo então presidente, Mário Botion, ao lado da gerente técnica, Andréa Borges, e do gerente de Sensibilização e Comunicação, Murilo Sant’Anna.

O Consórcio PCJ participou dos paineis: “Soluções baseadas na natureza”, no qual debateu-se acerca da capacidade de interlocução da entidade com diferentes setores da sociedade, além de apresentar como exemplo o Projeto Olhos da Serra, parceria entre Consórcio PCJ, Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA, que propicia o envolvimento de setores público, privado, ONGs e a sociedade civil, para buscar soluções de preservação na Serra do Japi, em Jundiaí. Em outra participação o Consórcio PCJ apresentou a sua história e defendeu os consórcios de água como forma de acelerar a implementação do gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias Hidrográficas.

Além disso, a entidade realizou o cadastramento na ONU dos seus compromissos para aceleração do ODS 6, Água Potável e Saneamento, buscando sempre promover a gestão sustentável dos recursos hídricos e a proteção das Bacias Hidrográficas.  

CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE ÁGUA

A Conferência da Água da ONU é um evento global que reúne líderes mundiais, organizações da sociedade civil, empresas e outras partes interessadas no cumprimento das metas internacionais relacionadas aos recursos hídricos, incluindo aquelas da Agenda 2030, em especial o ODS 6, mediante a troca de ideias e desenvolvimento de ações e iniciativas.  

A primeira Conferência aconteceu em 1977, em Mar del Plata, Argentina, e marcou o primeiro encontro especializado para tratar os problemas da água. Quase 50 anos depois, a ONU realizou em Nova York a Conferência da Água de 2023, que destacou a necessidade urgente de ação global para garantir o acesso à água potável e saneamento básico para todos até 2030.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

9 de outubro de 2025

Evento vai exibir minidocumentário a partir das produções audiovisuais realizadas pela entidade nessas mais de três décadas de história. Finalistas do Prêmio vão receber o…

9 de outubro de 2025

Com o tema “Proteção aos Mananciais e Recarga Hídrica”, os participantes conheceram de perto as ações da planta da Replan, em Paulínia (SP), e conceito…

6 de outubro de 2025

Construção contará com espaços de lazer sustentáveis na Represa do Marcelo Pedroni, ponto turístico da cidade O município de Sumaré, associado ao Consórcio PCJ, ganhará…

Pular para o conteúdo