Projetos aprovados irão compor o caderno de resumos do prêmio; finalistas serão divulgados no início de outubro durante evento de celebração dos 36 anos do Consórcio PCJ
O 9º Prêmio Ação Pela Água 2025 recebeu 179 projetos que atenderam aos requisitos do regulamento e estão aptos a disputar a premiação. Ao todo, são 142 projetos técnicos, distribuídos entre as categorias A, B, C, D, E e G, e 37 reportagens jornalísticas ou produtos de comunicação na categoria F. A comissão julgadora avaliará todas as propostas ao longo do mês de setembro, e o Consórcio PCJ anunciará os finalistas em outubro. Vale destacar que todos os projetos habilitados concorrerão na categoria H, intitulada Beija-Flor pela Água, cujo vencedor será definido por votação popular, no mesmo dia da Cerimônia de Premiação.
📋 Lista completa dos 179 projetos aprovados para o 9º Prêmio
A divulgação dos finalistas será realizada no evento “Cine pelas Águas”, em uma sala de cinema da região. Na ocasião, os selecionados receberão o certificado de “Notórios da Água”, em reconhecimento pelas iniciativas habilitadas, e participarão da celebração do 36º aniversário do Consórcio PCJ.
Todos os inscritos no Prêmio que tiveram os projetos aprovados receberão o certificado de participação, e seus trabalhos serão publicados no Caderno de Resumos do 9º Prêmio Ação pela Água – 2025, produzido pelo Consórcio PCJ e lançado no dia 28 de novembro, durante a cerimônia de premiação no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP).
O cerimonial do 9º Prêmio Ação pela Água contará com o workshop de apresentação dos trabalhos finalistas, o “Água Summit”, que será realizado à tarde, antes da cerimônia de premiação. Na ocasião, o público presente escolherá, por votação popular, o melhor entre os finalistas, quem receberá o troféu “Beija-Flor pela Água”, uma das grandes novidades da 9ª edição do Prêmio.
SOBRE O PRÊMIO AÇÃO PELA ÁGUA
Promovido pelo Consórcio PCJ desde o ano 2000, o evento é considerado o “Oscar da Água” nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ) e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas na região por instituições públicas e privadas, visando recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.
O Prêmio é uma realização do Consórcio PCJ, com o patrocínio da ARES PCJ, e apoio institucional da: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP); Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro); Comitês PCJ; Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares); Laboratório de Apoio Multicritério à Decisão Orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental (LADSEA); Observatório das Águas (OGA); Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB); Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL); Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas); Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e Governo Federal.