R$ 2,2 milhões para o verde: Ypê recupera o equivalente a 30 campos de futebol em área de Mata Atlântica

Projeto Plantar Vida, em parceria com H2A Hub Agroambiental do Imaflora e SOS Mata Atlântica, promove a restauração de 19 hectares de Mata Atlântica com foco em resiliência hídrica e biodiversidade

A empresa associada ao Consórcio PCJ, Ypê, em parceria com o H2A Hub Agroambiental do Imaflora e a SOS Mata Atlântica, investiu R$ 2,2 milhões no Projeto Plantar Vida, com o objetivo de restaurar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) no interior de propriedades rurais da Bacia do Rio Camanducaia. Já foram realizados o plantio de plantio de 33,4 mil mudas de espécies nativas e a restauração de 19 hectares de Mata Atlântica, área equivalente a 30 campos de futebol, na Bacia do Rio Camanducaia.

A iniciativa tem como foco a resiliência hídrica, o aumento da biodiversidade e a melhoria da qualidade da água, beneficiando cerca de 300 mil habitantes de 11 municípios de São Paulo e Minas Gerais.

Criado em 2021, o projeto já soma contratos para restaurar 33,8 hectares e oferece apoio completo a proprietários rurais interessados em recuperar Áreas de Preservação Permanente (APPs), com fornecimento de insumos, execução de plantio e manutenção por até dois anos. Após esse período, os produtores assumem a gestão das áreas restauradas, com acompanhamento técnico.

Entre os principais impactos esperados estão a ampliação da cobertura vegetal, melhoria da disponibilidade hídrica, aumento da biodiversidade, redução dos impactos das mudanças climáticas e maior resiliência hídrica na região. Além disso, a iniciativa conta com o engajamento de voluntários e promove ações de educação ambiental.

“O Plantar Vida reflete o compromisso da Ypê com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Atingir o marco de plantar 19 hectares em Áreas de Preservação Permanente na Bacia do Rio Camanducaia é um marco importante, pois não só contribui para a recuperação da biodiversidade local, mas também fortalece o papel do produtor rural na proteção e recuperação dos recursos hídricos. Seguiremos trabalhando para expandir essas iniciativas e ampliar o impacto positivo que existe na relação simbiótica entre floresta e água”, afirma Gustavo de Souza, diretor de Sustentabilidade da Ypê.

O projeto da Ypê se alinha às diretrizes de preservação, que são fomentadas nas Bacias PCJ pelo Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ. Desde 1991, O PPM promove a restauração florestal e proteção das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O programa já ultrapassou a marca de 5 milhões de mudas nativas distribuídas para reflorestamento em Áreas de Preservação Permanente e recarga de aquíferos, reforçando a segurança hídrica e a preservação ambiental, resultando na recuperação de cerca de 2.700 hectares — aproximadamente 3.610 campos de futebol.

Para o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, “iniciativas como o projeto realizado pela Ypê demonstram a importância da soma de esforços entre setor privado, produtores rurais, organizações da sociedade civil e poder público para ampliar a restauração e preservação das matas ciliares na nossa bacia hidrográfica. A integração dessas ações potencializa a proteção dos recursos hídricos, garantindo água em quantidade e qualidade para as futuras gerações”.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

19 de novembro de 2025

Os ganhadores serão conhecidos durante o Seminário de Avaliação que acontecerá no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP) O…

18 de novembro de 2025

Categoria é voltada às Organizações não associadas ao Consórcio PCJ Os projetos “Gerenciamento de Recursos Sólidos”, da Hyundai Motor Brasil, “A Arte de Inovar com…

18 de novembro de 2025

Premiação acontece em 28 de novembro no Jardim Botânico Plantarum, espaço que os participantes poderão conhecer de forma gratuita O Seminário de avaliação do Projeto…

Pular para o conteúdo