Mudanças climáticas: Campinas conquista nota A- na plataforma internacional CDP

CitiesDesempenho se destaca quando comparado à média da região, que é C, e à média global das cidades participantes, que é B

A cidade de Campinas, município associado ao Consórcio PCJ, conquistou, em 2024, a nota A- na plataforma internacional CDP Cities, que avalia a atuação de governos locais no enfrentamento das mudanças climáticas. O resultado representa uma evolução significativa em relação aos últimos dois anos, quando o município obteve nota B em 2022 e 2023.

A pontuação deste ano iguala o melhor desempenho já registrado por Campinas, que também alcançou nota A- em 2021. Desde 2018, o município vem avançando na gestão de dados e na implementação de políticas climáticas. A nota foi C em 2018, subiu para B em 2019 e 2020, e agora retorna ao patamar de excelência.

A nota de Campinas se destaca quando comparada à média da região, que é C, e à média global das cidades participantes, que é B. Em 2024, cerca de 1.000 cidades, estados e regiões de todo o mundo reportaram seus dados ao CDP, consolidando a plataforma como uma das principais referências globais em transparência e gestão ambiental.

A avaliação considera critérios como inventário de emissões de gases de efeito estufa, metas de redução, planos de ação climática, adaptação a riscos e relatórios de transparência. Com a nota A-, Campinas reforça seu compromisso com a agenda climática, contribuindo para o alcance das metas nacionais e globais de mitigação e adaptação às mudanças do clima.

“A nota A- no CDP Cities 2024 reforça Campinas como referência em ação climática local e reflete os avanços promovidos com o Plano Local de Ação Climática lançado em 2024. O PLAC consolidou diretrizes para mitigação e adaptação com base em evidências, foco na Saúde Única e Justiça Climática e atenção às populações vulneráveis. Esse resultado demonstra a eficácia da gestão integrada de emissões, metas de redução de emissões e transparência, reafirmando nosso compromisso com a agenda climática global”, destaca o secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Braz Adegas Júnior.

Para saber mais sobre o PLAC, acesse https://www.campinas.sp.gov.br/sites/acoesclimaticas/inicio .

CDP

O CDP (Carbon Disclosure Project) é uma organização internacional que gerencia um sistema de divulgação ambiental que permite a coleta e análise de dados ambientais de diversas entidades, incluindo empresas, cidades e governos.

O CDP trabalha com cidades para que elas divulguem informações sobre seus impactos ambientais e ações para mitigar esses impactos. Isso inclui dados sobre emissões de gases de efeito estufa, gestão de água, energia, resíduos e outros aspectos relevantes para a sustentabilidade urbana. Essas informações são utilizadas para monitorar o progresso das cidades em direção a um futuro mais sustentável e para identificar oportunidades de melhoria.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

3 de julho de 2025

Encontro em Nova York, entre os dias 9 e 10 de julho, tem o objetivo de construir os temas que irão compor as discussões da…

30 de junho de 2025

Próximo encontro será mês que vem em uma visita no Sistema Cantareira em Vargem/SP O Consórcio PCJ promoveu na última sexta-feira (27), por meio do…

27 de junho de 2025

Evento ainda destacou sobre os desafios da regionalização e universalização do saneamento, o avanço de tecnologias e da IA, além de debater sobre a COP30…

Pular para o conteúdo