Chuvas ficam 66,4% abaixo da média nas Bacias PCJ no mês de maio

Volume útil do Sistema Cantareira mantém redução e atinge 52,7% de reservação

O Consórcio PCJ encaminha o Boletim Hidrológico das Bacias PCJ, referente às precipitações do mês de maio de 2025, ocorridas na região. A média de chuvas registrada foi de 16,0 mm, 66,4% abaixo da média histórica para o período, que é de 47,6 mm. As vazões dos rios também ficaram abaixo da média histórica em todos os postos de monitoramento da unidade hidrográfica.

O Sistema Cantareira apresentou redução em seu volume útil, passando de 58,1% em abril para 52,7% em maio, permanecendo na condição de “atenção”. A estiagem ainda deve se intensificar, já que o período mais seco ocorre entre os meses de julho e agosto, com tendência de chuvas abaixo da média, o que deve fazer com que o Cantareira continue apresentando queda no seu volume de água reservada. O volume útil atual é inferior ao registrado no mesmo período nos dois anos anteriores: 84,3% em maio de 2023 e 70,3% em maio de 2024.

A previsão climática para o trimestre junho-julho-agosto indica a manutenção da condição de neutralidade em relação a ocorrência dos fenômenos La Niña e El Niño. Para mais detalhes, baixe o boletim na íntegra:

? Boletim Hidrológico – Maio 2025

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

9 de outubro de 2025

Evento vai exibir minidocumentário a partir das produções audiovisuais realizadas pela entidade nessas mais de três décadas de história. Finalistas do Prêmio vão receber o…

9 de outubro de 2025

Com o tema “Proteção aos Mananciais e Recarga Hídrica”, os participantes conheceram de perto as ações da planta da Replan, em Paulínia (SP), e conceito…

6 de outubro de 2025

Construção contará com espaços de lazer sustentáveis na Represa do Marcelo Pedroni, ponto turístico da cidade O município de Sumaré, associado ao Consórcio PCJ, ganhará…

Pular para o conteúdo