Redução na precipitação também afetou a recuperação do Sistema Cantareira, que caiu para 58% de volume útil
O Boletim Hidrológico com os dados de março de 2025, divulgado pelo Consórcio PCJ, aponta uma redução nas chuvas registradas nas Bacias PCJ, que ficaram 49% abaixo da média histórica, totalizando 62,4 mm, em comparação aos 122 mm esperados para o período. No total, o mês foi marcado por 21 dias sem registro de chuva. Essa escassez hídrica refletiu diretamente nas vazões dos rios da região, que apresentaram quedas médias de 63% em relação à série histórica.
O Sistema Cantareira, que vinha em processo de recuperação desde o fim de 2024, sofreu uma leve queda em março, fechando o mês com 58% do volume útil, uma redução em relação aos 59,7% de fevereiro. Esse patamar também é inferior ao registrado no mês de março nos dois anos anteriores: 81,6% em 2023 e 78% em 2024.
As chuvas sobre o Sistema somaram 106 mm, ou seja, 39% abaixo da média para o período, que é de 175,2 mm. Vale destacar que, desde maio de 2024, a SABESP mantém operações de bombeamento para transposição de águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul (Igaratá) para os reservatórios do Sistema Cantareira (Atibainha). Essa ação tem auxiliado na contenção de quedas acentuadas no volume reservado de água.
As previsões climáticas para o trimestre abril-maio-junho indicam tendência de chuvas dentro ou um pouco abaixo da média histórica. A partir de junho, as chances de ocorrência do fenômeno La Niña começam a aumentar gradualmente até o final do ano, o que pode impactar a incidência de chuvas no próximo período úmido.
Diante desse cenário, o Consórcio PCJ reforça a necessidade de investimentos em ações de aproveitamento da água da chuva e reuso da água, bem como na construção de bacias de retenção, cisternas, reservatórios, piscinões ecológicos, dentre outras tecnologias. É fundamental, também, acompanhar regularmente os boletins hidrológicos de comportamento climático na região.
Para mais detalhes, baixe o boletim na íntegra:
🔗 Boletim Hidrológico – Março 2025