Sumaré lança projeto que pretende plantar 180 mil mudas de árvores

O município de Sumaré, associado ao Consórcio PCJ, lançou no último dia 25 de março, o “Projeto Replantar”, em evento no Horto Florestal da cidade com o plantio de 300 mudas de árvores de 35 espécies nativas e a participação de 190 alunos da Escola Municipal José de Anchieta. O projeto foi idealizado pelo prefeito Luiz Dalben e tem como meta plantar cerca de 180 mil mudas de árvores em toda a cidade.
“No Dia da Água (22 de março), convidamos as crianças da Escola José de Anchieta para iniciar esse projeto, como forma de incentivá-las a preservar e cuidar do meio ambiente e da nossa cidade. O replantio no Horto visa aumentar as nossas reservas de água, uma vez que um dos mananciais de abastecimento da nossa população são as represas existentes neste local. Além disso, as novas árvores também garantem a biodiversidade, são dezenas de espécies diferentes, que vão atrair novas aves e animais. Nosso objetivo com o projeto Replantar é garantir o desenvolvimento sustentável de Sumaré, envolvendo toda a comunidade”, destacou Dalben, que também é um dos conselheiros da nova diretoria do Consórcio PCJ, gestão 2017-2019.

Todo o plantio no Horto Florestal foi acompanhado por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Eles demarcaram a área, abriram as covas e auxiliaram os estudantes. De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Henrique Stein, as mudas serão monitoradas por dois anos. Ele ainda adiantou que o próximo local que receberá o projeto é a área verde do Parque Franceschini, na região central.

“Vamos acompanhar por dois anos o desenvolvimento destas mudas, para garantir o reflorestamento. Já no Parque Franceschini, foram retiradas de uma área verde toneladas e mais toneladas de entulhos das moradias irregulares que foram demolidas há cerca de três anos. Com a área limpa, na próxima semana já iniciamos o plantio das árvores, garantindo mais um importante cinturão verde em nossa cidade e ainda evitando novas invasões no local”, explicou Stein.

Também participaram da primeira atividade do projeto Replantar a secretária municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros; o secretário de Governo, Welington Domingos Pereira; o secretário de Segurança Pública, Ricardo Zequin; o secretário de Mobilidade Urbana e Rural, José Aparecido Marin; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Dalben; o superintendente de Meio Ambiente, Vagner Cunha, o superintendente de Governo e Participação Cidadã, Wander Pessoa; e o vereador Tião Correa.

O evento foi acompanhado por guardas municipais, bombeiros e agentes da Defesa Civil, a fim de garantir a segurança das crianças.

O viveiro do Horto Florestal de Sumaré é um dos viveiros parceiros no fornecimento de mudas para o Consórcio PCJ em plantios de reflorestamento de matas ciliares promovidos pelo Programa de Proteção aos Mananciais nas Bacias PCJ. A entidade, por sua vez, auxilia no fornecimento de insumos (saquinhos, sementes, etc.) voltados à produção e em contrapartida recebe as mudas nativas. O Programa de Proteção aos Mananciais é realizado pelo Consórcio PCJ há 25 anos e já plantou mais de quatro milhões de mudas de árvores nativas às margens de rios e nascentes da região.

Apoio Texto e fotos: Assessoria de Imprensa de Sumaré

DSC_6909

DSC_7066

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo