Sistema Cantareira volta ter volumes de reservação próximos a 80% em período de estiagem após 10 anos

Chuvas em 2023 permitiram recuperação parcial do Sistema, o que traz mais segurança para o abastecimento público

O Sistema Cantareira, complexo de cinco reservatórios responsáveis pelo abastecimento da Grande São Paulo e das Bacias PCJ, no interior do estado, adentrou ao período de estiagem, iniciada em abril de 2023, acima dos 80% de água armazenada. Nessa quinta-feira, dia 27 de julho, o sistema apresenta 78,5%, índice que garante à região atravessar ao período de estiagem no presente ano de modo mais tranquilo, sem comprometimentos ao abastecimento público. Esta é a primeira vez em 10 anos que essa situação ocorre, após sucessivos anos de chuvas abaixo da média.

Segundo monitoramento feito pelo Consórcio PCJ e divulgados em boletins mensais aos seus municípios e empresas membros, as precipitações do último período chuvoso de 2023 ocorreram em torno de 35% acima da média histórica.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, ressalta que a atual capacidade do Sistema Cantareira está acima da expectativa do que seria o ideal para o período e traz tranquilidade à Região Metropolitana de Campinas e demais municípios que possuem suas captações de água regularizadas pelo Sistema Cantareira. “A estiagem de 2023 será vencida sem comprometimentos para o abastecimento público, já que nossas reservas estão com volumes satisfatórios. Instituições internacionais de monitoramento do clima atentam para a ocorrência de El Niño no segundo semestre, o que tende a ampliar as chuvas previstas para o período em nossa região, trazendo ainda mais tranquilidade para o abastecimento”, comenta.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) anunciou que teremos a ocorrência, de modo mais forte a partir de setembro, do fenômeno “El Niño”, quando a água do Oceano Pacífico se aquece. Essa ocorrência amplia as temperaturas e os volumes de precipitações nas regiões sul e sudeste. Há expectativa pelos especialistas da NOAA que esse ano será um “Super El Niño”, com reflexos mais intensos.

Ainda segundo o NOAA, as temperaturas do Oceano Pacífico estão se elevando desde o mês de maio, com impactos não somente ao clima, mas também à vida marinha e aos ecossistemas oceânicos.

A previsão de chuvas acima da média para o final de 2023 indica a necessidade de investimentos para armazenamento da água que está por vir com as precipitações. Em seu último Boletim sobre a Disponibilidade Hídrica nas Bacias PCJ, emitido pelo Consórcio PCJ em julho, a entidade sugere investimentos na implantação de bacias de retenção na área rural, piscinões ecológicos na área urbana e obras de captação e reservação de água de chuva para aproveitar as precipitações acima da média que devem ocorrer a partir de setembro.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo