Semana do Meio Ambiente: Analândia realiza plantio de mudas nativas doadas pelo Consórcio PCJ com alunos da Escola Zezé Salles

Ação aconteceu na última segunda-feira (05), data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Município associado de Analândia (SP), em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizou na última segunda-feira, dia 05 de junho, plantio de 150 mudas nativas na Área Verde do Bairro Antônio Rozin Sobrinho, “novo CDHU”, com os alunos do 3° e 7° anos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Zezé Salles”. A ação contou com o apoio do Consórcio PCJ, por meio do Programa de Proteção aos Mananciais, no fornecimento das mudas que foram utilizadas pelo plantio.

O objetivo da ação foi mostrar aos alunos a importância do plantio de árvores e, de modo especial, comparar com a pequena floresta que foi formada ao lado do local do plantio atual, que recebeu plantio de mudas há cinco anos, com o envolvimento e cuidado da comunidade ao redor da área.

“A vivência ambiental com ações em campo desperta ainda mais a atenção de alunos sobre questões relacionadas ao meio ambiente. Promover atividades, como o plantio de mudas nativas, atentam para a importância das árvores para nosso ecossistema e, também, para sua relação com disponibilidade de água na nossa região”, comenta o Prefeito Municipal de Analândia, Paulo Henrique Franceschini.

As florestas são importantes para o Meio Ambiente, pois, ajudam na infiltração da água da chuva no solo, que vai recarregar o lençol freático e ampliar a disponibilidade hídrica em nascentes e mananciais, além de serem importantes no combate à erosão e contribuírem para o sequestro de carbono, que causa o efeito estufa, e consequentemente, reduzem os impactos das mudanças climáticas.

“É importante em datas comemorativas, como do meio ambiente, da água, da árvore, entre outras, envolver as crianças das Escolas nas ações, no intuito de conscientizar as futuras gerações sobre a preservação ambiental”, pontua Leandro Santarpio, vereador e funcionário de carreira da Casa da Agricultura de Analândia.

Balanço feito pelo Consórcio PCJ das ações do seu Programa de Proteção aos Mananciais entre janeiro e maio de 2023, sobre doações de mudas e apoio aos viveiros municipais parceiros, mostrou que as 15.050 mudas de árvores nativas doadas para projetos de reflorestamento em Municípios e Empresas associados permitiu a recuperação florestal de uma área de 9 ha (hectares), que tem potencial para permitir a ampliação da infiltração da água das chuvas em 8,12 mil m³/ano. Isso significa que os plantios ampliaram a capacidade de recarga dos mananciais e da disponibilidade hídrica nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Somente no mês de maio, foram autorizadas para doação 5.400 mudas nativas que atenderam projetos e ações dos municípios de Americana, Analândia, Saltinho e Santa Bárbara d’Oeste, além das empresas associadas, Klabin e Sabesp.

“O Consórcio PCJ é referência no plantio de mudas nativas em área de matas ciliares e os associados podem contar com todo o apoio técnico fornecido pela entidade para que os projetos de reflorestamento obtenham o máximo de sucesso na formação de bosques, florestas e matas para a proteção de nascentes e de nossos mananciais, contribuindo assim, para a qualidade e disponibilidade da água da nossa bacia”, comenta o Vice-presidente do Programa de Proteção aos Mananciais e Diretor de Mananciais da DAE Jundiaí, Martim Ribeiro.

Além das doações de mudas nativas, o Programa do Consórcio PCJ realiza apoio aos viveiros municipais parceiros e aos municípios que desejam implantar ou reestruturar viveiros e matrizeiros. Cursos de capacitação sobre produção de mudas e apoio técnico também são oferecidos pela entidade aos municípios e empresas associados.

Com 32 anos de atuação, o Programa de Proteção aos Mananciais já realizou ações de recuperação florestal, por meio de patrocínios e fontes de recursos públicos para projetos, que possibilitaram o fornecimento de mudas, plantio e manutenção das áreas recuperadas por dois anos, quando um sub-bosque é formado e o local consegue seguir com seu processo de regeneração sozinho. Esses financiamentos possibilitaram o plantio de 5,5 milhões de mudas nas Bacias PCJ, durante essas mais de três décadas de atividades. Destas, 4 milhões foram plantadas por meio de projetos com financiamentos externos e 1,5 milhão resultante das parcerias entre o Consórcio PCJ e os viveiros municipais, com a adesão dos produtores rurais e projetos de condução direta ou indireta por ONGs e parceiros em geral.

“As ações de reflorestamento ciliar nas Bacias PCJ são importantíssimas para podermos recompor o déficit de cobertura florestal, mas o Consórcio PCJ além de motivar essas ações e projetos busca também sensibilizar a comunidade, empresas e o poder público sobre a importância das matas ciliares para a disponibilidade hídrica regional”, atenta o presidente da entidade e prefeito de Limeira (SP), Mario Botion.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo