Semana da Água em Analândia promove o contato de crianças com o meio ambiente

A Educação Ambiental começa cedo em Analândia (SP). A Escola Municipal de Ensino Básico “José Benedito Sodelli” realizou entre a segunda quinzena de setembro e começo de outubro a Semana da Água 2013 com o tema “O nosso Combustível é a água”. O projeto, fruto da parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Consórcio PCJ, teve o objetivo de transmitir aos alunos de até seis anos práticas de preservação do meio ambiente.

Sob o comando da mascote “Maritaca Maricota”, as crianças participaram de atividades de conscientização, com teatro de fantoches, jogos de perguntas e respostas, gincana, plantio de sementes do “Cedrão”, feira de ciências com maquete gigante, passeios em áreas verdes e zoológicos, além de produção de horta e jardim na escola, onde cada turma será responsável pela sua parte.

As crianças visitaram, ainda, um dos afluentes do rio Corumbataí, o Lago da Bruxa. “Nesta oportunidade conheceram in loco uma bacia hidrográfica, ao ver uma nascente, um riacho, e uma barragem no mesmo lugar”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Rodrigo Pierobon.

Também houve o plantio da “Árvore da Turma”, onde cada sala ganhou uma muda de árvore frutífera e ficarão responsáveis pelo plantio e irrigação da mesma.

A agente de interlocução do Consórcio PCJ em Analândia e monitora da EMEB “José Benedito Sodelli”, Amanda Batista Marinho, comenta que a vivência prática é importante para a apreensão de conceitos complexos, como o abordado esse ano pela Semana da Água 2013, que trata sobre o Sistema Cantareira. “Quando se fala em educação infantil, o importante é ensinar na prática. Nós levamos as crianças ao lago da bruxa, e elas puderam aprender um pouco mais sobre bacia hidrográfica, já que nesse local existe uma barragem que caracteriza a represa que ganhou esse nome”, disse.

Amanda comentou, também, que “é com ensinamentos lúdicos, com brincadeiras, gincanas, e o contato direto com a natureza, que as crianças conseguem absorver muito melhor as informações e construir um sentimento de preservação muito maior quanto ao meio ambiente”, ressaltou.

Ainda participa do projeto Semana da Água do Consórcio PCJ, em Analândia, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Prof.ª Zezé Salles”, que embora não tenha enviado o diário de bordo com as atividades desenvolvidas.

Todas as escolas de todos os municípios participantes do projeto participarão do Seminário de Avaliação da Semana da Água 2013, que acontecerá em Americana (SP), no dia quatro de novembro. Mais detalhes serão informados em breve.

O Projeto Semana da Água é realizado pelo Consórcio PCJ, por meio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, há 19 anos, sempre com um tema diferente a cada ano. Devido à importância do assunto para a sustentabilidade hídrica da região. A diretoria do Consórcio PCJ elegeu o Sistema Cantareira como o assunto das capacitações em 2013, com o slogan “Sistema Cantareira – Compartilhando Desafios”. O Sistema é responsável por abastecer cinco milhões de pessoas nas Bacias PCJ e outras nove milhões na Grande São Paulo, constituindo-se como central para o desenvolvimento das duas regiões.

in loco

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo