Santa Bárbara d’Oeste e Consórcio PCJ recuperam APPs da Represa Areia Branca, principal reservatório de água da cidade

Programa de Proteção aos Mananciais doou 3 mil mudas nativas para a ação que aconteceu no início do mês de junho

No início do mês de junho de 2023, o município de Santa Bárbara d’Oeste ao lado do Departamento de Água e Esgoto (DAE) realizou o plantio com 3 mil mudas nativas, doadas pelo Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, nas áreas de proteção permanente (APP) a montante da Represa Areia Branca, principal reservatório de água da cidade.

Com a ação, objetiva-se melhorar a qualidade da água que chega até o manancial, já que o reflorestamento ciliar preserva as matas nativas ciliares, que funcionam como um filtro natural, segurando a terra, os agroquímicos e adubos que na sua ausência acabam nos mananciais

A Represa Areia Branca, inaugurada em 04 de dezembro de 1998, é a maior represa da cidade. Tem uma área superficial de 1.871.567,07 m² e volume armazenado de 5.030.709,94 m³. Sua margem possui mais de 20 quilômetros de extensão, sendo que grande parte dela está coberta por mata ciliar e abriga animais e aves de várias espécies.

Segundo o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, não existe desenvolvimento sem sustentabilidade e é necessário aproximar cada vez mais o discurso ao dia a dia das pessoas, para que o cuidado com a natureza e o Meio Ambiente faça sentido na vida delas. “Desde 2013 nós estamos recuperando áreas abandonadas, realizando plantios, conectando corredores florestais para que a fauna retorne e o equilíbrio ambiental seja retomado. Em paralelo, cuidamos das nossas represas com o plantio de mudas para o reflorestamento e formação de mata ciliar. A previsão é plantarmos 255 mil mudas de diversas espécies nos próximos anos”, atenta.

Piovezan ainda destaca os investimentos em meio ambiente que Santa Bárbara d’Oeste está promovendo. “A coleta seletiva é outro fator importante na preservação do meio ambiente, saímos de 8 toneladas para 300 toneladas atualmente, por meio de políticas públicas ambientais que norteiam o trabalho, gerando renda, desenvolvimento e sustentabilidade. O crescimento e importância das cooperativas de reciclagem é essencial e muito importante nesse processo. Por meio desse meu compromisso com as questões ambientais eu construí a minha vida, carreira, família. E é assim que vou continuar ajudando a construir a história de Santa Bárbara”, lembra o prefeito.

O diretor-superintendente do DAE, Laerson Andia Júnior, destaca a importância da ação para a qualidade da água dos barbarenses. “A Represa da Areia Branca é o nosso grande lastro de reservação de água bruta da melhor qualidade. Ações em parceria como esta que fizemos com o Consórcio PCJ são muito poderosas para manter o manancial em suas melhores condições ambientais, além de garantir a continuidade do desenvolvimento da fauna e da flora em seu entorno. Este trabalho foi conduzido inicialmente pelo Prefeito Rafael Piovezan quando era o Superintendente da Autarquia, sendo uma honra poder trabalhar na continuidade dos avanços”, comenta.

Balanço feito pelo Consórcio PCJ das ações do seu Programa de Proteção aos Mananciais entre janeiro e maio de 2023, sobre doações de mudas e apoio aos viveiros municipais parceiros, mostrou que as 15.050 mudas de árvores nativas doadas para projetos de reflorestamento em Municípios e Empresas associados permitiu a recuperação florestal de uma área de 9 ha (hectares), que tem potencial para permitir a ampliação da infiltração da água das chuvas em 8,12 mil m³/ano. Isso significa que os plantios ampliaram a capacidade de recarga dos mananciais e da disponibilidade hídrica nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Somente no mês de maio, foram autorizadas para doação 5.400 mudas nativas que atenderam projetos e ações dos municípios de Americana, Analândia, Saltinho e Santa Bárbara d’Oeste, além das empresas associadas, Klabin e Sabesp.

“O Consórcio PCJ é referência no plantio de mudas nativas em área de matas ciliares e os associados podem contar com todo o apoio técnico fornecido pela entidade para que os projetos de reflorestamento obtenham o máximo de sucesso na formação de bosques, florestas e matas para a proteção de nascentes e de nossos mananciais, contribuindo assim, para a qualidade e disponibilidade da água da nossa bacia”, comenta o Vice-presidente do Programa de Proteção aos Mananciais e Diretor de Mananciais da DAE Jundiaí, Martim Ribeiro.

Além das doações de mudas nativas, o Programa do Consórcio PCJ realiza apoio aos viveiros municipais parceiros e aos municípios que desejam implantar ou reestruturar viveiros e matrizeiros. Cursos de capacitação sobre produção de mudas e apoio técnico também são oferecidos pela entidade aos municípios e empresas associados.

Com 32 anos de atuação, o Programa de Proteção aos Mananciais já realizou ações de recuperação florestal, por meio de patrocínios e fontes de recursos públicos para projetos, que possibilitaram o fornecimento de mudas, plantio e manutenção das áreas recuperadas por dois anos, quando um sub-bosque é formado e o local consegue seguir com seu processo de regeneração sozinho. Esses financiamentos possibilitaram o plantio de 5,5 milhões de mudas nas Bacias PCJ, durante essas mais de três décadas de atividades. Destas, 4 milhões foram plantadas por meio de projetos com financiamentos externos e 1,5 milhão resultante das parcerias entre o Consórcio PCJ e os viveiros municipais, com a adesão dos produtores rurais e projetos de condução direta ou indireta por ONGs e parceiros em geral.

“As ações de reflorestamento ciliar nas Bacias PCJ são importantíssimas para podermos recompor o déficit de cobertura florestal, mas o Consórcio PCJ além de motivar essas ações e projetos busca também sensibilizar a comunidade, empresas e o poder público sobre a importância das matas ciliares para a disponibilidade hídrica regional”, atenta o presidente da entidade e prefeito de Limeira (SP), Mario Botion.

Sobre o CONSÓRCIO PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) é uma associação de usuários de água, de direito privado e sem fins lucrativos, integrada por 41 municípios e 23 grandes empresas. A entidade possui independência técnica e financeira para a realização de atividades de recuperação e preservação dos mananciais das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, as Bacias PCJ (UGRHI 5).

Segundo o presidente da entidade e prefeito de Limeira (SP), Mario Botion, “nossa visão é a de contribuir para uma sociedade mais justa, economicamente viável e sustentável, que respeite a água em todos os seus usos e potenciais, em atenção às mudanças climáticas. Desta forma, nossa missão é a de integrar todos os setores da sociedade em prol da gestão eficiente da água, do saneamento e do meio ambiente”.

O Consórcio PCJ é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, membro de importantes instituições ligadas à área, como o Conselho Mundial da Água, as Redes Internacional, Latina e Brasileira de Organismos de Bacias (RIOB, RELOB e REBOB), além de ser o único representante das Bacias PCJ no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo