SANASA Campinas apresenta planejamento de obras do Plano de Metas 300% para universalização do Saneamento

O Consórcio PCJ participou no último dia cinco de novembro, em evento na Câmara Municipal de Campinas sobre o planejamento de obras, abastecimento e esgoto sanitário para o município de Campinas para o período de 2013 a 2017. A apresentação foi feita pelo presidente da companhia e vice-presidente do Programa Sistemas de Monitoramento das Águas do Consórcio PCJ, Arly de Lara Romêo, a convite do vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Luiz Carlos Rossini.

O planejamento está inserido no Plano de Metas 300% de universalização do saneamento básico em toda a extensão de Campinas, que consiste em 100% de abastecimento de água, 100% de coleta e afastamento de esgoto e outros 100% de tratamento de efluentes. A implantação deste programa de saneamento foi determinada pelo prefeito Jonas Donizette no início de sua gestão como meta a ser cumprida.

Além da construção das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) San Martin, Boa Vista e Nova América, o plano prevê a implantação de 500 km de rede, com investimento total de R$ 492 milhões.

Acompanhado de diretores e de gerentes da Sanasa, o presidente destacou a importância da implantação deste programa de saneamento. “Dessa forma, conseguiremos colocar Campinas no cenário internacional como uma das metrópoles que conseguiram chegar a esta importante conquista. Isso é possível com muito trabalho, muita união e muito foco nessa missão, esta é a nossa grande meta”, ressaltou o presidente Arly. No mês de agosto, o Plano de Metas 300% foi apresentado na sede da empresa ao prefeito Jonas Donizette.

Durante o evento, o vice-presidente do Consórcio PCJ manifestou preocupação com as negociações da renovação da outorga do Sistema Cantareira, principalmente no que diz respeito ao comprometimento do Governo do Estado de São Paulo na construção dos dois reservatórios nas Bacias PCJ, um no Rio Jaguari, na altura de Pedreira (SP), e outro no Rio Camanducaia, na cidade de Amparo (SP). Romêo ainda comentou que não houve até o momento a sinalização de quem ficará responsável pela construção do Sistema Adutor, que deverá trazer água das barragens para a calha do Rio Atibaia, auxiliando no abastecimento da Região Metropolitana de Campinas. 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo