Regulação dos serviços de saneamento básico é tema de curso no Consórcio PCJ

O Consórcio PCJ sediou na manhã do dia 30 de agosto o 2º Curso de Atualização em Regulação do Saneamento ministrado pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES – PCJ). Este é o segundo encontro do ano e contou com a presença de representantes de câmaras municipais que são associadas a ARES – PCJ, além de empresas prestadoras de serviços do setor. A abertura do curso foi realizada pela subsecretária executiva do Consórcio PCJ, Jussara Cordeiro Santos, representando o presidente da entidade e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira.

A ARES-PCJ é uma agência reguladora na forma de consórcio público, com o intuito de “estabelecer padrões e normas na prestação de serviço público de saneamento básico; garantir o cumprimento do plano criado pelos municípios, para que posteriormente o mesmo consiga obter mais facilmente recursos a serem aplicados na área; prevenir e reprimir o abuso do poder econômico; definir taxas e tarifas dos serviços de saneamento para garantir equilíbrio econômico em todas as necessidades”, esclareceu durante o evento o diretor executivo da ARES, Dalto Favero Brochi.

A Lei Federal nº 11.445/2007 e o decreto 7.217/2010 exige que todos os municípios possuam planos de saneamento municipal e realizem a regulação e fiscalização das operadoras dos serviços na cidade.

O serviço da agência reguladora se inicia com visita e levantamento dos dados sobre os sistemas de abastecimento de água e esgoto sanitário de cada município, passando para a etapa de fiscalização de campo, em que a equipe técnica da ARES observa padrões e indicadores de qualidade. Posteriormente a agência faz as recomendações, sejam de curto, médio e a longo prazo, de acordo com as análises realizadas.

Para o diretor técnico da entidade, Carlos Roberto Gravina, um dos desafios desse trabalho é a diferença física de cada município. “O nosso trabalho visa fornecer água de qualidade para todos independente do tamanho dos municípios que solicitam nosso trabalho. Para nos ajudar contamos também com a ajuda de serviços terceirizados, para que possamos cumprir com o nosso objetivo”, disse durante a palestra.

Outra ajuda muito relevante nesse trabalho é a da população através da participação do Conselho de Regulação e Controle Social que cada município deve criar para, com a ajuda dos cidadãos, tomar decisões importantes no saneamento da cidade. “Por meio do Conselho a população pode participar no processo de formulação do planejamento para o saneamento de suas cidades e com isso ela também poderá cobrar os resultados desse plano”, comentou o diretor administrativo da ARES, Carlos Roberto de Oliveira.

O município de Limeira (SP), que está em processo de associação à ARES PCJ, esteve representado no curso pelo presidente do SAAE de Limeira, Osmar da Silva Junior, que acredita que a chegada dos serviços da agência ao município será muito positiva. “Já temos uma parceria muito produtiva com a Foz do Brasil, e a chegada da ARES nos dará maior facilidade na execução dos nossos trabalhos”, disse.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo