Programa de Revitalização do Rio Jaguari agenda primeira reunião do Grupo técnico para discutir planos e metas de ação

Municípios e empresas associados presentes na Bacia do Jaguari indicaram 3 representantes para compor o grupo

O Consórcio PCJ finalizou a implantação do Grupo Técnico de trabalho do Programa de Revitalização da Bacia do Rio Jaguari, após os munícipios e empresas associados presentes na bacia indicarem até 3 representantes cada um para compor o grupo. A entidade, então, agendou a primeira reunião para o dia 19 de setembro de 2023, em ambiente virtual. O link de acesso será enviado mais próximo da data de realização. No total, o Grupo é composto por 14 municípios e 8 empresas.

O programa foi lançado no dia 05 de junho de 2023, durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira (SP), Mário Botion, e está focado em três eixos de ação: macrodrenagem, saneamento básico e reflorestamento ciliar.  A iniciativa tem o objetivo, também, de contribuir para implementação das metas e ações previstas no Plano das Bacias PCJ 2020 – 2035, contando com apoio de parceiros da Família PCJ.  “O programa busca preservar e recuperar o Rio Jaguari para dar sustentabilidade hídrica às cidades que dependem desse manancial, possibilitando realizar uma coordenação de consenso entre os envolvidos e somando esforços para garantia da sustentabilidade hídrica regional”, atenta Botion.

A Bacia do Rio Jaguari é um manancial estratégico para a região das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), já que é nessa bacia hidrográfica que estão sendo construídas as Barragens de Duas Pontes, em Amparo (SP), e Pedreira, em Pedreira (SP), que irão regularizar até 9 m³/s adicionais para a nossa região, além de ser uma das bacias que contribuem para a reservação de água do Sistema Cantareira, onde está construído o reservatório Jaguari/Jacareí, responsável por até 82%  da capacidade total do volume útil da água armazenada no sistema, o que demonstra a importância de revitalização e preservação do Rio Jaguari.

O Sistema Cantareira, com sua capacidade total de operação, tem capacidade para atender até 9 milhões de habitantes da Grande São Paulo e aproximadamente 3 milhões de habitantes das Bacias PCJ. Sendo que no PCJ o atendimento se estende a 27 municípios, sendo 21 deles da Região metropolitana de Campinas.

“Investir na revitalização do Rio Jaguari significa investir na garantia de um desenvolvimento sustentável para a região e para toda a sociedade das Bacias PCJ. Importantes setores econômicos, além da comunidade rural e a população em geral, são dependentes desse manancial, o que faz dele essencial para nossa garantia hídrica”, comenta Francisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ.

A Equipe técnica do Consórcio PCJ que vem atuando no Programa de revitalização do Ribeirão Quilombo, desde  2018, já com registro de bons resultados, acredita muito na ação conjunta para revitalização de mananciais e entende que chuvas acima da média, como as que estão sendo registradas em 2023, permitem regularidade de abastecimento de água apara a população e liberam as equipes técnicas das companhias de saneamento e dos Organismos Gestores, para focarem em projetos e ações que visem assegurar , cada vez mais, a sustentabilidade hídrica futura. Portanto revitalizar o Rio Jaguari é uma visão estratégica e acertada, pela sua importância no suporte hídrico regional.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo