Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ já doou 42,3 mil mudas aos seus associados, durante o ano de 2022

Chegada do período de chuvas é propícia para intensificação de ações de reflorestamento

O Consórcio PCJ, em apoio aos seus associados, distribuiu até o mês de outubro de 2022, cerca de 42.321 mudas nativas para reflorestamento ciliares nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ). Técnicos da entidade atentam para a chegada do período chuvoso como propício para a execução de plantios de reflorestamento na região.

No total, 16 municípios foram atendidos pelo programa do Consórcio PCJ nesse ano: Analândia, Artur Nogueira, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Cordeirópolis, Cosmópolis, Indaiatuba, Ipeúna, Louveira, Louveira, Louveira, Monte Mor, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste.

O Consórcio PCJ também intensificou o apoio a viveiros municipais parceiros do programa com a doação de insumos. Foram enviados até o momento, 95 mil sementes de variadas espécies nativas, 85 mil saquinhos para a produção de mudas e 4 caminhões de torta de filtro, composto orgânico utilizado como adubo. Esse suporte técnico é realizado pela entidade de modo constante durante o ano inteiro.

O Boletim de Disponibilidade Hídrica das Bacias PCJ, divulgado mensalmente pelo Consórcio PCJ, atenta para a ocorrência de chuvas próximas ou acima da média histórica no último trimestre de 2022 (outubro, novembro e dezembro), por isso a recomendação para que municípios e empresas que possuam ações de reflorestamento para serem realizadas que o façam agora para favorecer o desenvolvimento das mudas plantadas.

De acordo com o secretário executivo do Consórcio PCJ e coordenador do Programa de Proteção aos Mananciais da entidade, Francisco Lahóz, o suporte técnico da entidade constante permite que a distribuição de insumos seja feita durante o ano todo. “Fortalecer os viveiros parceiros é essencial para que os projetos de reflorestamento com o apoio do Consórcio PCJ sejam realizados, especialmente, no período chuvoso, o qual reúne condições para o pleno desenvolvimento das mudas e menor índice de mortandade”, atenta.

O Programa de Proteção aos Mananciais tem atuado no debate com os municípios associados para a troca de experiências sobre temas relacionados ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), Fundos Municipais de Meio Ambiente, Créditos de Carbono e práticas do uso e conservação do solo para recarga do lençol freático.

Esses temas estão sendo discutidos em encontros técnicos do “Grupo de Fomento à Boas Práticas na Área Rural”, constituído em maio de 2022 e formado por representantes das prefeituras, com coordenação do Consórcio PCJ. A próxima reunião do grupo ocorrerá no dia 27 de outubro, a partir das 9h30, em ambiente virtual.

Sobre o Programa

As ações do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ têm como objetivo o suporte e fomento a produção de mudas nativas para atendimento às demandas de projetos de reflorestamento ciliar na região e doações aos municípios e empresas associados à entidade. Além do apoio com insumos, os viveiros participantes do Programa recebem intercâmbio de informações, sementes, plântulas e mudas, com o objetivo de auxiliar a produção e distribuição de mudas aos municípios e em projetos de reflorestamento ciliar nas Bacias PCJ.

O Programa foi pioneiro em executar plantios de reflorestamento em Matas Ciliares, principalmente em nascentes com o objetivo de ampliar a disponibilidade hídrica das Bacias PCJ. Ficou interessado? Parcerias para o desenvolvimento em futuros projetos, envie e-mail para ppm@agua.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo