PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL TRABALHA PELA REVITALIZAÇÃO DO RIO CORUMBATAÍ

O presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ e vice-presidente da Câmara de vereadores de Rio Claro (SP), Júlio Lopes, preocupado com a despoluição do Rio Corumbataí, realizou em abril deste ano expedição para levantamento de dados e imagens com os trechos que apresentam problemas no curso d’água. Na visão do presidente, essas informações serão importantes para estratégias de ações de revitalização do Rio Corumbataí, responsável pelo abastecimento de água de diversos municípios da região, inclusive Rio Claro e Piracicaba (SP).

“Este diagnóstico somado ao trabalho desenvolvido pela Câmara de Piracicaba, através das expedições lideradas por José Longatto, forma base sólida do trabalho que estamos desenvolvendo em prol do Rio Corumbataí”, avalia Lopes.

Através de emendas assinadas pela Deputada Federal, Aline Corrêa, Lopes viabilizou a troca de mais de 80 quilômetros da rede de água em Rio Claro. Ele ainda ressalta a importância desse trabalho para a área do saneamento básico e no trabalho de despoluição dos rios e córregos da região. “Este tipo de trabalho é de fundamental importância na área do saneamento básico. Além de evitar o desperdício de água potável conter infiltrações no solo evitando contaminações”, pontua.

CARTA DE PIRACICABA

No último dia 17 de maio foi realizado o Encontro do Fórum de Defesa do Rio Corumbataí, com a participação de diversos parlamentares da região, entre eles o Presidente do Conselho Fiscal, Júlio Lopes, no qual foi aprovado o documento que aponta as ações de revitalização e preservação para o Rio Corumbataí. A carta sinaliza como favorável à implantação de uma nova Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) aos moldes do Programa de Investimento R$ 0,01/m³ de água faturada do Consórcio PCJ, para garantia da continuidade de elaboração de projetos e aplicação em programas na Bacia do Corumbataí.

A Carta de Piracicaba, além de conclamar os governos municipais, estadual, federal, ONGs (Organizações não governamentais) e também o setor privado para participarem com investimentos “nas áreas de recursos hídricos, saneamento e turismo ecológico, a fim de promover a conservação e proteção das APPs (Áreas de Proteção Permanente) da região, bem como estimular o desenvolvimento dos municípios, através de uma nova atividade econômica”, revela a intenção de discutir com o governo estadual e federal a ideia de transformar os municípios da bacia do rio Corumbataí em Estâncias Turísticas com enfoque ambiental.

O Corumbataí é uma das sub-bacia das PCJ e vem apresentando bons resultados na revitalização. Um exemplo disso é o tratamento de esgoto que chegou a 75% diante de 60% tratados, em média, na Bacia PCJ inteira. 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo