Práxis Educativa na Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos: conheça as atividades

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para as ações do Projeto de Extensão “Práxis educativa na Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos”. O projeto tem por objetivo apoiar a construção de conhecimentos teóricos e práticos para a gestão participativa e sustentável dos recursos hídricos, protagonizada pelos jovens, baseada nos aspectos ambientais, sociais, políticos, culturais e econômicos. 

Ao término do projeto, a expectativa é de que a sociedade reflita sobre os desafios atuais para tentar minimizar os impactos gerados pelas ações antrópicas nos ecossistemas aquáticos, assim como promover a sustentabilidade regional e a melhoria na qualidade de vida da sua comunidade.

Programação do Projeto Práxis Educativa na Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos

Ao longo dos próximos meses, serão realizadas as seguintes ações:

  • Ciclo de webinários “Desafios para a Gestão Sustentável de Bacias Hidrográficas” durante 13 semanas (toda quinta-feira das 18h30 às 20h30), com inscrição aberta semanalmente por meio da plataforma Zoom, gravado e disponibilizado no YouTube para o público geral.
  • Curso EaD “Problemas e Soluções para a Gestão de Bacias Hidrográficas” (30h) para 80 membros de CBH de todo o Brasil e público em geral (havendo disponibilidade de vagas). Inscrições de 19 a 29 de setembro e demais informações pelo site: https://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/fic/problemas-e-solucoes-para-a-gestao-de-bacias-hidrograficas
  • Mostra virtual “Olhar do Jovem Cuidador das Águas” de desenhos e pinturas produzidos por jovens de 13 a 18 anos de todo o Brasil (informações em breve).
  • Desenvolvimento da cartilha educativa digital “Gestão Sustentável de Bacias Hidrográficas” para divulgação gratuita em rede nacional após a conclusão do projeto.

O primeiro webinário foi realizado no dia 24 de setembro de 2020 e teve como tema “Água e Agenda 2030 & Participação da Sociedade na Gestão das Águas”. A moderação e abertura oficial do projeto foram realizadas pela Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis e como palestrantes convidados estiveram presentes: a Sra. Iara Giacomini, da Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi) de São Paulo, Prof. Dr. Demetrius Cristofidis, da Universidade de Brasília, Sr. Mathew Johnston, da Embaixada do Brasil na Austrália e a Profa. Dra. Yara Moretto, da Universidade Federal do Paraná representando a TWRA no evento. 

Programação do I Webinário IFSP Água e Agenda 2030 & Participação da Sociedade na Gestão das Águas

O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis com a colaboração da equipe formada pela Profa. Dra. Janice Peixer, Prof. Dr. Leandro Peixoto, Prof. Me. Marcelo Hatugai, Prof. Me. Mauro Ribeiro Chaves, Prof. Esp. Renan Mendes e Profa. Me. Vivian Amaral de Oliveira. Todos vêm atuando intensamente na concepção e desenvolvimento do projeto. Além da equipe local, o projeto também conta com a colaboração de palestrantes brasileiros e australianos da Aliança Tropical de Pesquisa da Água – TWRA (em inglês, Tropical Water Research Alliance, site: https://www.thetwra.org/) e da Embaixada da Austrália no Brasil.

Atualmente, a Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis é o ponto focal da TWRA no IFSP e Coordenadora Geral da TWRA do Estado de São Paulo, na qual também participam a Profa. Dra. Adriana Marques, do IFSP Câmpus Itapetininga e Prof. Dr. André Teixeira, do IFSP Câmpus Capivari. A proposta da TWRA é incentivar a organização espacial integrativa das bacias hidrográficas sob perspectivas políticas e institucionais, com o envolvimento de diferentes atores sociais para serem parceiros dessa rede de pesquisa.

No momento, alunos do IFSP Câmpus Caraguatatuba concorrem a 6 bolsas de extensão para atuarem como protagonistas nas ações do projeto, as quais estreitarão o contato com os mais de 50 palestrantes de 40 instituições participantes do Brasil e Austrália, possibilitando o planejamento e a implantação de futuras ações conjuntas.

Como a TWRA foi inicialmente desenvolvida na Austrália, a equipe brasileira tem tido o apoio da Embaixada da Austrália no Brasil. Muitos dos pesquisadores são ex-alunos de intercâmbios na Austrália. Há mais de um ano, o IFSP e a Embaixada da Austrália no Brasil vêm realizando diversos encontros para impulsionar o ensino, a pesquisa e a extensão. A realização de projetos como esse tende a potencializar essa parceria e trazer muitos benefícios à toda comunidade do IFSP. Dessa forma, como parte da disseminação dos resultados, o projeto colabora de forma fundamental com a política de internacionalização do IFSP, oficialmente iniciada em dezembro de 2019 por meio da Portaria nº 4557, a qual reconhece a necessidade de ações concretas de extensão e pesquisa internacional pelas instituições de ensino brasileiras para avançar a posição do nosso país no cenário global de inovação e qualidade de vida da sociedade.

Por fim, os professores envolvidos no projeto agradecem ao apoio: da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, em especial à Sra. Adriane Zangiacomo Foligno, por ter propiciado informações relevantes de forma muito didática, subsidiando o desenvolvimento do projeto; da Embaixada da Austrália no Brasil, principalmente da Sra. Cristina Elsner, Sra. Luísa Neves e Sr. Matthew Johnston; de todos os pesquisadores da TWRA SP e TWRA Nacional, particularmente do Coordenador Geral José Gonçalves Júnior, e das responsáveis pelo suporte técnico aos webinários e divulgação, Dra. Andressa da S. Reis, Me. Karoline Serpa e Dra. Larissa C. da Costa; além de todos os colaboradores das diversas ações do projeto.

Apoio texto: Assessoria de Comunicação/IFSP
 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo