Novo Plano Nacional de Recursos Hídricos entra na fase final de elaboração

Reunião da Câmara Técnica de Planejamento e Articulação do CNRH apresentou o calendário de debates para a conclusão do documento

A Câmara Técnica de Planejamento e Articulação (CTPA) divulgou em sua reunião da última terça-feira, dia três de março, o calendário dos encontros para discussão e finalização do Novo Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022-2040 (PNRH), além de apresentar o Documento Base do Processo Participativo, que norteará o planejamento da elaboração do plano em 2021.

Os debates de atualização do PNRH vêm ocorrendo desde 2019 e serão retomados no próximo dia 17 de março durante a Plenária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), dando início a uma intensa agenda de encontros, oficinas e seminários, com setores de usuários, órgãos públicos e sociedade civil. De acordo com o Documento Base, estão previstas cinco oficinas regionais, oito oficinas setoriais e com a sociedade civil, sete oficinas temáticas, três oficinas de pactuação do plano de ação e mais um seminário e uma oficina nacional para consolidação dos resultados. A Previsão é que o Novo PNRH seja aprovado no final do ano de 2021, na última reunião plenária do CNRH.

O PNRH 2022-2040 será composto por dois documentos, que trarão o conteúdo de Diagnóstico e Prognóstico dos Recursos Hídricos no Brasil, do Plano de Ação e do Anexo Normativo. O Relatório Conjuntura de 2017 a 2020 da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) irá compor o diagnóstico e prognóstico do novo Plano, enquanto o plano de ação definirá as estratégias para o desenvolvimento da gestão de recursos hídricos em nível nacional. O anexo normativo vai trazer os conteúdos que terão de ser desenvolvidos para o atendimento das metas do PNRH.

O novo Plano é composto por 10 premissas que são orientações a serem incorporadas de forma transversal nos documentos do PNRH, em especial, no Plano de Ação e no Anexo Normativo, sempre que forem pertinentes ao tema. Ao final do texto é possível conferir cada uma delas.

Segundo Adriana Lustosa, do Ministério do Desenvolvimento Regional, e uma das responsáveis pela condução dos debates de elaboração do PNRH, as oficinas serão em ambiente digital e devem durar um dia inteiro, o que deve facilitar a participação da sociedade. Adriana também atentou que conforme cada um dos eventos forem acontecendo os resultados serão compilados e remetidos à CTPA.

O Documento Base do Processo Participativo do Novo Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022 –  2040, no qual é possível conferir todo o calendário de debates, pode ser baixado no site do Consórcio PCJ, em www.agua.org.br/biblioteca, dentro de Apresentações.

10 PREMISSAS PARA O PNRH 2022-2040

  1. Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos como Diagnóstico e Prognóstico do novo PNRH.
  2. Análise do balanço hídrico e da visão de futuro para a construção de cenários.
  3. Incorporação das lições aprendidas com as crises hídricas ao planejamento.
  4. Articulação e integração com as políticas e planos setoriais para nortear a segurança hídrica no País.
  5. Impacto no orçamento e consequência regulatória.
  6. Diálogo com os setores usuários de recursos hídricos e com a sociedade civil.
  7. Adoção de recortes territoriais de referência para o planejamento nacional.
  8. Divisão de atribuições entre as diferentes escalas de Planos de Recursos Hídricos.
  9. Integração com a gestão ambiental e com a gestão territorial, incluindo as regiões de fronteira.
  10. Integração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Sobre o CNRH e a Participação do Consórcio PCJ

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) é a instância mais alta na hierarquia do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, instituído pela Lei nº 9.433, de 1997. O colegiado desenvolve regras de mediação entre os diversos usuários da água, sendo um dos grandes responsáveis pela implantação da gestão dos recursos hídricos no território nacional. A participação do Consórcio PCJ no Conselho é de extrema importância para que os temas de interesse das Bacias PCJ sejam ouvidos e levados em considerações em possíveis novas legislações e diretrizes na gestão de recursos hídricos.

Após a restruturação do CNRH por meio do Decreto nº 10.000, de 03 de setembro de 2019, que alterou a composição do órgão colegiado e extinguiu o segmento dos Consórcios, levou o Consórcio PCJ a pleitear a vaga pelo segmento das Organizações Não Governamentais. A entidade se tornou, então, a única representante das Bacias PCJ no Conselho, já que no segmento dos Comitês foram eleitas outras regiões hidrográficas.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo