Nova Odessa e Coden Inauguram ampliação da ETE Quilombo e passa a tratar 100% de esgoto

O município associado de Nova Odessa (SP), ao lado da Companhia de Desenvolvimento (Coden), inaugurou na manhã do último dia três de junho a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Quilombo, elevando para 100% de tratamento do efluente coletado na cidade.A capacidade da ETE-Quilombo subiu para 135 litros de esgoto por segundo, dispondo de tecnologia moderna e compacta, com baixo consumo energético e mínima propagação de odor. A eficiência da ETE está na ordem de 90% de remoção de poluentes.

Estiveram presentes diversas autoridades à inauguração, incluindo o prefeito de Nova Odessa e vice-presidente do Programa de Programas Regionais, Benjamin Vieira de Souza, o Bil, o presidente da Coden, Ricardo Ôngaro, o vice-prefeito de Americana, Roger Wiliam, além de vereadores e representantes dos serviços de água da região. Representando o Consórcio PCJ, compareceu ao evento a subsecretária executiva da entidade, Jussara Cordeiro, que na ocasião representou o secretário executivo, Francisco Lahóz e o Presidente e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira.

O prefeito de Nova Odessa, lembrou da época em que nadava pelo Ribeirão Quilombo e da importância do cuidado com o meio ambiente. “A maior necessidade agora é cuidar do meio ambiente, cuidar da sustentabilidade hídrica, por isso que nós temos investido tão pesado no tratamento de esgoto. Hoje Nova Odessa é uma cidade que cresce e se preocupa com o meio ambiente, com o bem estar da comunidade”, atentou durante o evento.

O benefício regional da ETE Quilombo também foi citado por Roger Willians, vice-prefeito de Americana. “É de caráter regional e fundamental essa obra”, ressaltou. Ele informou que em breve Americana também irá construir nova Estação, para colaborar com o tratamento de esgoto no entorno do Ribeirão Quilombo.

Ricardo Ôngaro, diretor-presidente da Coden, explicou as vantagens do sistema U-BOX. “É um sistema moderno e eficaz, que utiliza bactérias para tratar o esgoto com eficiência de 90 a 95% de remoção de poluentes”, detalhou. “Operacionalizar essa ETE ampliada é um desafio que a Coden está executando com toda energia e dedicação”, acrescenta Ôngaro.

Quando o Consórcio PCJ foi fundado, em 1989, apenas 3% dos esgotos eram tratados nas Bacias PCJ. Com o trabalho da entidade de apoio e assessoria aos municípios e com parcerias com as demais entidades do sistema de gestão, a região está tratando 60% de seus efluentes, com meta de chegar a 2020 com 100%.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo