No Dia de Proteção às Florestas Consórcio PCJ inicia distribuição de sementes para a produção de milhares de mudas

O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ iniciou nessa terça-feira, dia 17, data em que é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, a distribuição de sementes aos viveiros municipais parceiros para a produção de mudas nativas que serão utilizadas em projetos de reflorestamento nos municípios e também nas iniciativas da entidade. O primeiro viveiro que recebeu o seu kit de sementes foi o de Piracicaba, o maior da região.

Estão sendo distribuídos sementes de 15 espécies nativas: Algodoeiro, Aroeira-verdadeira, Canafístula, Capororoca, Cebolão, Escova-de-macaco, Jacarandá-bico-de-pato, Jacarandá-do-campo (Amendoim-do-campo), Jacarandá-paulista, Jenipapo, Manduirana (Pau-fava/ Fedegoso), Pau-cigarra, Sangra-d’água, Timboril (Orelha-de-negro), Timbozinho.

A quantidade de sementes compradas pelo Consórcio PCJ será suficiente para a produção de mais de 80 mil mudas de árvores. Além de Piracicaba, que recebeu seu kit de sementes nessa terça-feira (17), estão programadas entregas para os próximos dias aos viveiros de Limeira, Nova Odessa, Capivari, Piracaia e Campinas. Mas, todos os viveiros parceiros serão atendidos pelo Consórcio PCJ até o início do período de chuvas, que se iniciará em outubro.

“A distribuição de sementes faz parte do calendário de ações que o Consórcio realiza de apoio no fornecimento de insumos aos viveiros municipais, com o objetivo de ampliar a produção de mudas de árvores para ações de reflorestamento nas Bacias PCJ”, atenta o coordenador de projetos e responsável pelo programa, Guilherme Valarini.

O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ atua há 17 anos e conta com a colaboração de 16 viveiros municipais, que ajudam nas ações de reflorestamento ciliar promovidos pela entidade e estão distribuídos pelas cidades de Rio Claro, Iracemápolis, Santa Bárbara D’Oeste, Piracicaba, Capivari, Cosmópolis, Monte Mor, Sumaré, Limeira, Jaguariúna, Paulínia, Vinhedo, Bragança Paulista, Analândia e Hortolândia, todas situadas no Estado de São Paulo e Camanducaia, em Minas Gerais.

Até o ano de 2018, foram plantadas 4,5 milhões de mudas nativas numa área de 2.700 hectares nas Bacias PCJ, o equivalente a 3.530 campos de futebol.

Os municípios associados interessados em mais informações sobre reflorestamento de matas ciliares ou em consultoria técnica para os viveiros, podem solicitar detalhes pelo e-mail ppm@agua.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

21 de março de 2025

Os participantes devem se inscrever até o dia 29 de agosto O Consórcio PCJ abre nesta sexta-feira (21) as inscrições para o 9° Prêmio Ação…

21 de março de 2025

A peça de teatro “Turma do Lamba contra os Inimigos da Natureza”, idealizada pelo Consórcio PCJ como uma ferramenta de educomunicação para sensibilização ambiental, está…

19 de março de 2025

Webinar na última terça-feira (18) apresentou os preparativos para o evento que acontecerá nos Emirados Árabes, ano que vem Na manhã desta terça-feira, dia 18…

Pular para o conteúdo