Matas ciliares das Bacias do Camanducaia e Jaguari começam a ser recuperadas

 

16/12/2010

O Projeto de Reflorestamento das bacias dos rios Camanducaia e Jaguari deu início aos plantios de mudas nos municípios de Amparo e Limeira. Nesta primeira fase, que acontece durante a época de chuvas, outros quatro municípios – Bragança Paulista, Campinas, Holambra e Pedreira – também realizarão o plantio, no total 22 municípios serão atendidos. O projeto é realizado pelo Consórcio PCJ através de convênio com a Petrobras/REPLAN e apoio dos Comitês PCJ, através da Câmara Técnica de Recursos Naturais (CT-RN), que pretende plantar 200 mil mudas na região.

Desde o ano passado, o Consórcio PCJ realizou 20 palestras de conscientização com a participação de mais de 400 proprietários rurais e cadastramento de cerca de 230 hectares de áreas para reflorestamento ciliar. Posteriormente, foram elaborados laudos de uso e ocupação do solo e projetos técnicos de reflorestamento ciliar para as propriedades rurais, somando 64 hectares de área para a primeira etapa dos plantios agora iniciadas.

Os plantios deverão ocorrer em período chuvoso (de novembro a janeiro), e com manutenção das áreas atendidas por no mínimo dois anos. “Não basta meramente plantar as mudas, é necessário um processo de manutenção, com controle de formigas, adubação, coroamento e roçamento da área para o controle do mato, que prejudica o crescimento das mudas plantadas. Portanto, é necessário um acompanhamento para que as mudas se tornem evidentemente uma floresta”, explica o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini.

Os proprietários contemplados com projetos ficarão isentos dos custos com a aquisição de mudas, plantio e manutenção nas áreas plantadas. No total, 14 proprietários serão atendidos.

Os projetos foram elaborados para as propriedades rurais visando atender legislações federais como o Código Florestal (Lei nº 4.771/65) e estaduais como a Resolução SMA 08/08 objetivando seus enquadramentos legais perante aos órgãos ambientais fiscalizadores.

O Projeto de revitalização das bacias dos rios Jaguari e Camanducaia, foi lançado oficialmente no dia 21 de setembro deste ano, na cidade de Campinas, com a presença de diversas autoridades e a realização de um plantio simbólico de mudas nativas por alunos de escolas do município, no Parque Alto Taquaral, local que será atendido pelo projeto.

Nessa primeira etapa, serão plantadas cerca 110 mil mudas e para o ano que vem está previsto a execução do restante do plantio, que igualmente será realizado nos meses chuvosos, de novembro a dezembro.

O Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ em 19 anos de atuação já plantou 3,5 milhões de mudas nas bacias PCJ. A entidade enfatiza sempre que mais do que plantar árvores o importante é despertar a consciência de preservação e respeito ao meio ambiente e a importância de recuperar e preservar nossos rios e mananciais.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo