Fundação Agência de Bacias assina contrato de gestão com a ANA e Consórcio PCJ segue sendo Agência no sul de Minas

 

27/01/2011

A assinatura do contrato de gestão entre a ANA (Agência Nacional de Águas) e a Fundação Agência das Bacias PCJ conclui a transição da Agência de Água PCJ/ Consórcio PCJ para a nova entidade que irá gerenciar os recursos provenientes da cobrança pelo uso da água nos rios federais que cortam as bacias PCJ.  O evento aconteceu no dia 24 de janeiro no auditório da Superintendência regional da Caixa Econômica Federal de Piracicaba.

A solenidade de assinatura contou com as presenças do Diretor Presidente da ANA, Vicente Andreu, do Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do estado de São Paulo, Edson Geriboni, do Presidente do Consórcio PCJ e Prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, do Presidente dos Comitês PCJ e Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, do Presidente do Comitê PJ, Célio Faria Santos, do Superintendente da Caixa Regional Piracicaba, Isaac Samuel dos Reis e do Presidente do Conselho Fiscal da Fundação, Petrus B. Well.

Assinou o contrato de gestão, o Diretor Presidente da ANA, Vicente Andreu, o Presidente dos Comitês PCJ, Barjas Negri, o Presidente do Consórcio PCJ, Angelo Perugini, o Presidente do Comitê PJ, Célio Faria Santos.

A Fundação Agência das Bacias PCJ passa agora a gerenciar os recursos oriundos da cobrança, função essa, que foi exercida pelo Consórcio PCJ através da Agência de Água PCJ, nos últimos cinco anos. Foram distribuídos R$ 36 milhões que junto com as contrapartidas dadas pelos tomadores desses recursos, gerou um valor de R$ 70 milhões no atendimento à mais de 80 projetos de Tratamento de efluentes, ações ambientais, combate à perdas e o desperdício, entre outros.

“É um ato importantíssimo não só para as bacias PCJ, mas para a consolidação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos”, disse durante a assinatura do contrato, o Diretor Presidente da ANA. Vicente Andreu. Ele ainda atentou para a importância de se atender mais projetos e gastar evidentemente os recursos da cobrança. “Precisamos gastar esse dinheiro. Há uma dificuldade das pessoas entenderem que a cobrança é um dinheiro público e não um imposto, porque é um recurso que volta integralmente para a bacia, através de financiamento de projetos”, explicou Andreu.

O Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo comparou a importância que se dá à água nas bacias PCJ à Campanha “O Petróleo é nosso”, entre as décadas de 1940 e 1950, que culminou com a criação da estatal Petrobras para extração do petróleo nacional. “A água é nossa. Temos a responsabilidade de cuidar dela e é o que está sendo feito nas bacias PCJ, ou seja, um exemplo efetivo para todo o Estado e o Brasil”, pontuou Geriboni.

Consórcio entrega estrutura com métodos e procedimentos prontos à Fundação

Já o Presidente do Consórcio PCJ lembrou em seu discurso da estrutura que a Agência de Água PCJ deixou para a Fundação. “O Consórcio PCJ entrega para a Fundação Agência das Bacias PCJ, uma estrutura com know-how e experiência de 21 anos do Consórcio PCJ e mais cinco anos de gerenciamento de recursos da cobrança pelo uso da água, com procedimentos e métodos todos prontos”, disse Perugini.

Ele ainda lembrou que o Consórcio PCJ seguirá sendo Agência de Bacias para os municípios do sul de Minas Gerais. “Por ainda não ser possível para a Fundação gerenciar os recursos arrecadados pela parcela mineira das Bacias PCJ, através do Comitê PJ, o Consórcio permanecerá com as funções de Agência de Bacias para aquela região até que uma solução definitiva seja encontrada”, afirmou.

O grande legado da Agência de Água PCJ, segundo o Coordenador Geral da Agência de Água PCJ / Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, foi a formação de um banco de projetos. “A Agência valorizou e formou um banco de projetos para as bacias PCJ, fato que tem colocado essa região como a principal captadora dos recursos oferecidos nos programas governamentais como o PAC, Reágua, Água Limpa, entre outros”.

Ao final das solenidades, ocorreu o lançamento do Livro “O Valor da Água – Primeiros Resultados da Cobrança nas bacias PCJ”, escrito pelos jornalistas Liana John e Pyr Marcondes. A publicação é resultado de incentivos provenientes do Consórcio PCJ/Agência PCJ/Comitês PCJ, cuja intenção é apresentar o que já foi feito, o que está em execução e o que ainda será implantado com a ferramenta nas bacias PCJ.

Um dos autores, a jornalista Liana John esteve presente à cerimônia e autografou os livros que foram distribuídos aos presentes.

  know-how

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

21 de março de 2025

Os participantes devem se inscrever até o dia 29 de agosto O Consórcio PCJ abre nesta sexta-feira (21) as inscrições para o 9° Prêmio Ação…

21 de março de 2025

A peça de teatro “Turma do Lamba contra os Inimigos da Natureza”, idealizada pelo Consórcio PCJ como uma ferramenta de educomunicação para sensibilização ambiental, está…

19 de março de 2025

Webinar na última terça-feira (18) apresentou os preparativos para o evento que acontecerá nos Emirados Árabes, ano que vem Na manhã desta terça-feira, dia 18…

Pular para o conteúdo