Exemplo de integração regional do Consórcio PCJ é enaltecida no Pavilhão Brasil do Fórum Mundial da Água

Prefeito de Atibaia destacou os avanços das bacias PCJ com a integração dos 43 municípios consorciados

A integração regional promovida pelo Consórcio PCJ foi destacada pelo prefeito do município consorciado de Atibaia (SP), José Bernardo Denig, no painel sobre Gestão Municipal de Recursos Hídricos, realizado nessa terça-feira, dia 13, no Pavilhão Brasil, dentro do 6º Fórum Mundial da Água. Denig lembrou ainda que as bacias PCJ respondem pelo abastecimento de 9,5 milhões de habitantes da Grande São Paulo e outros 5 milhões da região.
Também participaram do encontro o Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Edson Geriboni, o prefeito do município de Toledo (PR), José Carlos Schiavinato, o diretor de coordenação da Itaipu Binacional Nelton Friedrich, o prefeito de Sorocaba (SP) Vitor Lippi e o Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.
Denig enalteceu o trabalho de gestão das bacias PCJ e os avanços realizados nos últimos anos na despoluição dos rios da região, como no caso do tratamento de efluentes saltando de 3% em 1989, quando o Consórcio foi fundado, para 50% atualmente. “O tratamento de efluentes nos permite ter um rio mais limpo, possibilitando a sua despoluição, consequentemente, uma água de melhor qualidade para a captação e diminuindo os custos de tratamento”, disse.
O secretário executivo do Consórcio PCJ discorreu sobre fundação da entidade e toda a movimentação da comunidade necessária para que isso ocorresse e fez uma breve explanação da história de implantação do sistema de gestão nas bacias PCJ. “Atualmente, todas as ferramentas de gestão estão implantados na região”, afirmou.
O painel aconteceu no Pavilhão Brasil e foi prestigiada por diversas pessoas, tanto participantes nacionais quanto internacionais. Além da experiência do Consórcio PCJ, o prefeito do município de Toledo (PR), apresentou a parceria com a Itaipu Binacional, por meio do projeto “Água Boa” e o prefeito de Sorocaba (SP) abordou os investimentos para despoluição do rio Sorocaba, que cruza o municípios que foram ampliados para investimentos de reurbanização e melhoras na qualidade de vida na cidade.
O secretário de Saneamento e recursos hídricos do estado de São Paulo deu destaque para a área de saneamento. “O grande desafio para o Brasil e para o estado de São Paulo é a universalização do saneamento, garantir água e esgoto tratado para todos. Também não é uma questão só de saneamento, existe também outro fator que é a habitação: tirar pessoas de áreas de risco e encosta de rios para lugares mais seguros, com mais qualidade de vida”, lembrou Geriboni.
Ao final do dia, representantes do Consórcio PCJ participaram do Encontro da Rede Latino Americana de Organismos de Bacias (RELOB), no mesmo Pavilhão Brasil. A reunião contou com as presenças do secretario permanente da Organização da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), Jean François Donzier, o diretor presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, e o vice-presidente RELOB, o colombiano Edgard Bejarano.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo