Estudo vai embasar municípios na priorização de investimentos para o alcance de metas no saneamento rural

FUNASA anunciou, em evento na cidade de Limeira (SP), na última quarta-feira (09), que todos os municípios do Estado de São Paulo serão contemplados com o levantamento que busca o cumprimento do novo marco legal do saneamento

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) iniciará projeto para levantar dados, realizar diagnóstico, propor cenários e apresentar alternativas de hierarquização de prioridades dos municípios para atendimento das metas de saneamento rural. A apresentação do projeto aconteceu na última quarta-feira (09), na cidade de Limeira (SP), com a presença do prefeito municipal e Presidente do Consórcio PCJ, Mário Botion.

O projeto Estratégico Territorializado de Atuação Governamental no Estado de São Paulo para o Saneamento Rural (SUEST/FUNASA) prevê visitas a todos os 645 municípios do Estado, feito pelos técnicos da entidade e membros da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, da Universidade de São Paulo (USP), e terá como produto a elaboração de um mapa de hierarquização dessas prioridades, estipuladas pelo novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/20).

O superintendente estadual da FUNASA, Ronaldo Camargo, comentou que este é um projeto pioneiro. “Isso vai nos permitir dimensionar uma política pública para o saneamento rural a partir do Estado de São Paulo para o Brasil”.

O Presidente do Consórcio PCJ, Mario Botion, citou, durante o encontro, que Limeira já tem sancionado o Plano Municipal de Saneamento, que contempla eixos importantes do Marco Legal do Saneamento Básico. “Esse projeto da Funasa será importante para traçar os caminhos e ter um mapa das necessidades de cada município. Temos em Limeira 100% de água tratada e 100% de esgoto coletado e tratado, com 99% de eficiência”, enfatizou.

O principal objetivo do estudo é dar subsídios aos gestores públicos para priorização de ações e busca de recursos financeiros para execução de investimentos em projetos, considerados prioritários em seu território.

O cronograma do projeto prevê reuniões setoriais de esclarecimento sobre a proposta em cada uma das bacias hidrográficas do Estado para, então, iniciarem as visitas técnicas com os municípios, que devem ter os dados e demandas previamente levantados para o preenchimento do formulário e, assim, agilizar essa etapa da consultoria. As reuniões e visitas de campo serão realizadas com apoio e suporte de representantes locais, indicados por cada município (interlocutores).

Segundo a FUNASA, a iniciativa está dividida em três etapas:

Etapa 1: Diagnóstico e Hierarquização das prioridades de saneamento rural para cada município do Estado. Previsão da entrega dos primeiros produtos do diagnóstico para agosto de 2022.

Etapa 2: Elaboração da revisão dos Planos Municipais de Saneamento Básico dos municípios do Estado de São Paulo, quando existir necessidade.

Etapa 3: Adequar estruturas e melhorar a agilidade de interlocução da FUNASA com os municípios, mediante automação de modelos e prestação de serviços de assessoria técnica nos municípios para desenvolvimento de projetos “padrão FUNASA” (procedimento federal) para captação de recursos.

Dúvidas sobre o projeto e como o município pode participar podem ser sanadas pelo escritório da FUNASA, em São Paulo, através dos e-mails: sergio.siebra@funasa.gov.br e dayany.salati@funasa.gov.br

O encontro de esclarecimento em Limeira, contou ainda com a participação do presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (SEMAE), Maurício Oliveira, o diretor da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), Fernando Neves, o coordenador do projeto, Caio Fontana, a analista de infraestrutura da Funasa, Magda Eloisa Rafaldini, a vice-prefeita de Limeira, Erika Tank, a prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel, o prefeito de Bom Jesus dos Perdões, Benedito R. da S. Filho, o prefeito de Joanópolis, Adauto Batista de Oliveira, e o prefeito de Holambra, Fernando Capato, além de vice-prefeitos, dirigentes e secretários municipais. Também participaram pelo Consórcio PCJ, o secretário executivo, Francisco Lahóz, e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico. Cerca de 50 municípios foram representados na ocasião.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo