Encontros “Água e Cidadania” discute uso e ocupação do solo no contexto das políticas públicas municipais

O município de Bragança Paulista (SP) receberá nessa quinta-feira, dia 12, o terceiro encontro “Água e Cidadania: Vamos conversar sobre nosso município?”, que debaterá sobre a água e uso do solo. O evento contará com a participação do engenheiro da Agência PCJ, Eduardo Leo, o secretário de meio ambiente de Bragança, Francisco Chen, o secretário de meio ambiente do município de Extrema, Paulo Henrique Pereira, responsável pelo programa “Conservador das Águas”, e as professoras, Maria Cristina Muñoz Franco e Fernanda B. Gutierrez Batista, da Sala Verde Pindorama, programa do ministério do meio ambiente em parceria com a secretaria municipal de educação de Bragança. O encontro acontecerá no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno, situado na Rua São Bento, s/n, Vila Aparecida.
O encontro acontece após intensos debates sobre políticas públicas para o planejamento urbano que aconteceu, na quinta-feira passada, dia cinco, em Campinas (SP). Naquela ocasião, o dilema entre o que deve vir primeiro, o plano ou a política de recursos hídricos, norteou os debates que se seguiram sobre planejamento sustentável e a responsabilidade dos gestores públicos na aplicação de políticas efetivas de educação ambiental.

“A lógica é que a lei [Política de Recursos Hídricos] venha primeiro, pois dá mais robustez aos planos, mas, não é ilícito ter um plano sem a política. Para mim é necessário ter uma governança, um pacto para esses compromissos”, discorreu na sua apresentação o engenheiro da Agência PCJ, Eduardo Leo.

Para Geraldo Ribeiro Neto, da Secretaria do Verde de Campinas, outro dos palestrantes do dia, o município possui desde 2006 seu Plano Municipal de Recursos Hídricos, com muitos desafios para a sua aplicabilidade. “Temos batido forte na questão de recursos hídricos, drenagem urbana, permeabilidade do solo. Estamos melhor hoje do que antes, mas temos muito no que avançar ainda”, disse.

Já Gustavo Arthur Prado, da Sanasa Campinas destacou o planejamento estratégico da empresa nas ações de abastecimento, visando a ampliação da oferta de água, dentro as quais os investimentos em tratamento de esgoto e reuso foram enaltecidos. “Há uma tendência de implantar estações de tratamento de excelência, como também, projetos para aprimorar as existentes, passando a contar com tratamento terciário”.

Para o Professor Doutor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Sandro Tonso, a educação ambiental deve exercer papel de destaque dentro das políticas públicas voltadas ao meio ambiente, envolvendo todos os setores da administração pública. “A educação ambiental atualmente fica dentro das secretarias de meio ambiente, que normalmente é o elo mais fraco dentro da administração pública, quando na realidade deveria envolver várias secretarias, de forma plural”.

Segundo Tonso, é necessário que os gestores públicos se enxerguem com a responsabilidade de serem educadores, porém, essa visão enfrenta resistência na nossa sociedade atual, que pode ser caracterizada por dois desafios. O primeiro, é a existência da função do “educador”, pela qual Tonso discorre que a não existência dessa profissão obrigaria a todos assumirem o papel de educador, e o segundo desafio é tornar a educação ambiental mais técnica e menos política. “A formação deveria ser uma tarefa de todo mundo”, concluiu.

Sobre os encontros “Água e Cidadania”

O Consórcio PCJ e a Petrobrás Replan realizarão ciclo de quatro encontros em diferentes localidades das Bacias PCJ, intitulados “Água e Cidadania: Vamos conversar sobre nosso município?”. O próximo será na quinta-feira, dois de junho, em Piracicaba (SP), onde será realizado o Workshop Final sobre Políticas Municipais e Recursos Hídricos. Nos encontros anteriores, já foram debatidos os temas: Água e Saúde e Água e Planejamento Urbano.

O objetivo dos encontros é dialogar sobre a construção e a execução de políticas municipais relacionadas aos recursos hídricos, através de palestras, diálogos e trocas de experiências em grupos de trabalhos e oficinas. Os eventos são gratuitos e as vagas são limitadas. Para garantir sua inscrição, acesse o link: http://goo.gl/forms/qj7yF937m

Mais novidades referentes aos Encontros “Água e Cidadania – Vamos Conversar Sobre nosso Município?” curta a página: https://www.facebook.com/aguaecidadania.

DSC_0576  DSC_0613 DSC_0601DSC_0610

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo