Elaboração de relatórios sustentáveis contribui na aprovação de créditos bancários para as empresas

A elaboração de Relatórios de Sustentabilidade de acordo com os padrões Global Reporting Initiative (GRI) e também como as práticas de sustentabilidade empresarial influenciam o poder de decisão no mercado financeiro, foram temas do último Encontro Técnico do Grupo das Empresas do Consórcio Intermunicipal de Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí realizado na empresa consorciada ArcelorMittal, no dia 15 de agosto, em Piracicaba (SP).

A GRI é uma Organização Não-Governamental que tem como missão promover a elaboração de relatórios de sustentabilidade que podem ser adotados por todas as organizações, podendo assim, as organizações medirem e comunicar o seu desempenho econômico, ambiental e social.

Por conta de prejuízos passados, a Sócia Proprietária da Resultante Consultoria Estratégica, Maria Eugênia Buosi, disse que os Bancos cada vez mais estão se preocupando com os impactos ambientais das empresas, pois esses Bancos serão corresponsáveis por ações irregulares de seus clientes. Segundo Buosi, há muitas oportunidades para as empresas, mas é preciso fornecer bons relatórios e boas propostas aos Bancos. “Há cerca de 35 trilhões de dólares disponíveis girando pelo mundo, esperando por boas propostas. Mas é preciso que as empresas pensem no quanto a sustentabilidade é fundamental. É preciso inserir nos relatórios de sustentabilidade o que está melhorando na empresa, na questão ambiental, e como isso está impactando na sociedade”, disse ela durante o encontro.

As agências bancárias analisam os impactos ambientais de cada empresa perante a sociedade. E é de acordo com os resultados, que são disponibilizados os créditos, a cobrança de juros, as taxas, entre outros índices.

Para ajudar na elaboração dos relatórios de sustentabilidade empresarial, a Diretora da Global Reporting Initiative Br (GRI), Glaucia Terreo, apresentou ferramentas e metodologias que a GRI oferece e demonstrou o quanto é importante as empresas registrarem suas atividades sustentáveis. “Vimos que os relatórios de sustentabilidade são exigências que o mercado financeiro está impondo, portanto, é preciso usá-los como ferramenta de gestão dos impactos ambientais das empresas, e para formular os relatórios é preciso conhecer exatamente o negócio da sua empresa; apontar os impactos positivos e negativos; qual o público e também as bacias que estão sendo afetadas e posteriormente relacionar todos impactos com os indicativos da GRI”, explica.

A empresa associada ao Consórcio PCJ, ArcelorMittal, preocupada com os impactos ambientais que a empresa gera, elabora relatórios no modelo GRI desde o ano de 2006. A empresa coleta os dados de todas as unidades espalhadas pelo Brasil, no setor de gestão econômica, gestão social e gestão ambiental, para fazerem uma análise qualitativa e quantitativa dos dados e em seguida elaboram o relatório e iniciam o trabalho de relacionar todos os dados com os indicadores do GRI.

Para o gerente de Meio Ambiente da ArcelorMittal, José Otávio Franco, o Encontro Técnico do Grupo das Empresas proporcionou mais uma vez, oportunidades de alinhamento de informações entre os participantes e esclareceu a importância dos relatórios de sustentabilidade dentro das empresas. “O Encontro sempre proporciona sugestões de investimentos, de atividades de conscientização e no encontro de hoje podemos apresentar o quanto é relevante a produção dos relatórios, visando melhorias para as empresas e também a sociedade”.

O Grupo das Empresas do Consórcio PCJ se reúne regularmente para discussão de temas ligados a responsabilidade socioambiental e sobre as mudanças na legislação que afetem diretamente a gestão empresarial no que tange o meio ambiente, em particular, os assuntos ligados à gestão de recursos hídricos. O grupo é coordenado pelos vices-presidentes: Rogério Tadeu Ramos Sarro (Foz do Brasil), Hélio Rubens Figueiredo (Sabesp), Arly de Lara Romeo (Sanasa/Campinas). O Consórcio PCJ apresentará no mês de setembro, durante a Reunião do seu Conselho, o nome de duas novas empresas consorciadas que totalizarão 29 empresas associadas à entidade.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo