Educadores da região produzem maquetes ambientais em capacitação do Projeto Semana da Água 2013

Vamos brincar de construir uma bacia hidrográfica? Com essa proposta o Consórcio PCJ ao lado do Instituto Ambiente em Foco organizou, no dia 20 de junho, oficina para a produção de maquetes com educadores e professores do projeto Semana da Água 2013 “Sistema Cantareira – Compartilhando Desafios”. A oficina faz parte da 3ª capacitação do projeto e aconteceu na sede da entidade, no Centro de Gestão e Proteção dos Recursos Hídricos, em Americana (SP).

Com a ajuda da Professora do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) de Jaboticabal (SP), Teresa Pissara, e a assistente de suporte acadêmico da mesma Universidade, Izilda Máximo, os educadores produziram maquetes de Bacias Hidrográficas da região, além de aperfeiçoarem a forma como trabalhar com essas ferramentas com as crianças e a importância dessas Bacias para o abastecimento de água dos municípios.

Após aprenderem a metodologia de construção de maquetes proposta pela Profª Teresa, os educadores foram desafiados a produzirem maquetes das sub-bacias próximas às suas casas e locais de trabalho, do Sistema Cantareira e da própria Bacia PCJ como um todo.

Izilda, que colaborou com produção das maquetes, afirmou que a maquete ajuda a fixar melhor para a criança como é a formação de uma bacia hidrográfica. “O uso da maquete ensina a criança, de um modo didático, a forma da bacia hidrográfica que está sendo trabalhada em sala de aula. É muito interessante esse trabalho com os alunos, pois elas crescem com esse tipo conhecimento e formação.”

A professora Teresa acredita que o trabalho com maquetes faz com que a criança tenha dimensão da rede de drenagem, desde a sua nascente até a foz e ajuda também o aluno conhecer o que está em torno dessa bacia. “A criança aprende a formação geológica da paisagem na Bacia Hidrográfica, pois ela consegue ter uma visão aérea, em que ela vê a cobertura vegetal, as diferenças da área urbana e rural, e a localização da cidade em relação ao rio.”

Teresa ainda ressalta que a maquete pode ser trabalhada com professores de diversas áreas da educação, como por exemplo, professores de português, história, entre outros. “Bacia Hidrográfica é uma unidade territorial de trabalho multidisciplinar. É um local no qual pode ser trabalhada a educação ambiental em suas diversas dimensões, seja ela política, social, econômica, jurídica e educacional”, afirma.

O Diretor Executivo do Instituto Ambiente em Foco, Rafael Navarro, acrescenta que a maquete também pode servir de instrumento para qualquer gestor ou administrador público. “A maquete ilustra o meio físico da bacia hidrográfica. Ela integra uma visão política, social, econômica e ambiental e deve ser muito utilizada dentro das salas de aula, com as crianças, mas também devem ser trabalhadas por gestores e administradores públicos, servindo como planejamento territorial”, comenta.

Semana da Água 2013 – Sistema Cantareira: Compartilhando Desafios

O Projeto Semana da Água é realizado pelo Consórcio PCJ, por meio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, há 19 anos, sempre com um tema diferente a cada ano. Devido à importância do assunto para a sustentabilidade hídrica da região, a diretoria do Consórcio PCJ elegeu o Cantareira como o assunto das capacitações em 2013, com o slogan “Sistema Cantareira – Compartilhando Desafios”. O Sistema é responsável por abastecer cinco milhões de pessoas nas Bacias PCJ e outras nove milhões na Grande São Paulo, constituindo-se como central para o desenvolvimento das duas regiões. Um vídeo que conta toda a história do Sistema e seus impactos na vida da população foi produzido para as capacitações de educadores e alunos, além de estar disponível no youtube, assista-o abaixo:

youtube, 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo